Arquivo

UMinho homenageia Lúcia Lima Rodrigues, professora catedrática que morreu em outubro

Tinha 64 anos
Uminho homenageia lúcia lima rodrigues, professora catedrática que morreu em outubro

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho presta, esta terça-feira, homenagem à sua professora catedrática Lúcia Lima Rodrigues, que morreu em outubro, aos 64 anos, do ano passado vítima de cancro. A sessão realiza-se às 15:00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa conta com intervenções da presidente da EEG, Cláudia Simões, do secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, do presidente da Comissão de Normalização Contabilística (CNC), José Azevedo Rodrigues, dos autores britânicos Russell Craig e Alan Sangster, que publicaram obras com Lúcia Lima Rodrigues, e de dois ex-alunos de doutoramento da homenageada, Amélia Carvalho e Jaime Fernandes Ferreira.

Prevê-se ainda depoimentos dos professores Helena Isidro (ISCTE), Elísio Brandão (Universidade do Porto), Leonor Fernandes Ferreira (Nova SBE, Universidade Lusíada), Minoo Farhangmehr e Tânia Montenegro (ambas da UMinho). Depois, vai ser entregue um livro de condolências à família de Lúcia Lima Rodrigues. O encerramento fica a cargo do vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira.

Natural de Barcelos e residente em Braga, Lúcia Lima Rodrigues era uma referência nacional na Contabilidade, com vasta obra na área.

Coordenou o Comité de Normalização Contabilística Público, vice-presidiu a CNC e dirigiu o Colégio de Contabilidade Financeira e a Comissão de História da Contabilidade da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Representou Portugal em vários organismos contabilísticos, como a European Accounting Association e o European Public Sector Accounting Standards Group do Eurostat. Fez consultoria para o Tribunal de Contas, o Banco de Portugal e a Ordem dos Contabilistas Certificados, entre outros.

Na UMinho, foi membro do Conselho Geral, vice-presidente da EEG, diretora do Departamento de Gestão e responsável da Área de Contabilidade. Venceu o “Prémio Enrique Fernández Peña de História da Contabilidade” e, em 2022, estava no top 10 nacional em Gestão do ranking de cientistas Research.com.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Colisão faz dois feridos em terras de bouro

Colisão faz dois feridos em Terras de Bouro

Próximo Artigo
Empresa de famalicão dá prémio aos trabalhadores mais antigos

Empresa de Famalicão dá prémio aos trabalhadores mais antigos

Artigos Relacionados