Seguir o O MINHO

Braga

UMinho entre as 500 melhores universidades do mundo

Ranking de Xangai

em

Foto: O MINHO

A Universidade do Minho voltou a aparecer no top 500 do Ranking de Xangai, a mais antiga lista global de universidades, que foi publicada na última semana.

O Ranking de Xangai, editado desde 2013 e precursor dos rankings de universidades e cursos superior, leva em consideração seis indicadores como o número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, o número de citações de artigos científicos de investigadores das universidades e o desempenho per-capita de cada instituição nos diferentes parâmetros.

São também considerados antigos alunos e professores contemplados com as medalhas Fields, respeitantes à investigação em Matemática, ou prémios Nobel.

Entre as instituições nacionais, só a Universidade de Lisboa consegue oito pontos relativos a prémios relevantes atribuídos a membros do seu corpo académico. E a explicação para este resultado é o prémio Nobel da Medicina atribuído em 1949 a António Egas Moniz, que era professor da Universidade de Lisboa.

A lista só discrimina os lugares das universidades até ao 100.º lugar a partir daí, são colocadas em grandes invervalos. A Universidade do Minho está no 401-500, bem como a Universidade Nova de Lisboa.

A melhor instituição portuguesa é a Universidade de Lisboa, que está no 151-200. A Universidade do Porto está no 301-400.

EM FOCO

Populares