Seguir o O MINHO

Braga

UMinho debate esta quarta-feira os incêndios em Portugal

em

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, em Braga, recebe esta quarta-feira, às 17:00, a conferência-debate “Fogo Cruzado: incêndios, gestão do território e responsabilidade social”. O evento sucede um mês depois daquele que foi considerado o pior dia do ano em matéria de incêndios, causando mais de 500 ocorrências e 45 mortos. A iniciativa – adiantou a Reitoria – junta investigadores, jornalistas e profissionais para refletir sobre o fenómeno de forma integrada. A entrada é livre.

A sessão de abertura conta com o pró-reitor para Novos Projetos de Ensino, Filipe Vaz, a presidente do ICS, Helena Sousa, o presidente da Escola de Engenharia, João Monteiro, a diretora do Departamento de Geografia, Paula Remoaldo, e o diretor do Departamento de Engenharia Civil, José Teixeira.

Seguem-se as palestras “O jornalismo em momentos de trauma – O caso de Pedrogão Grande”, pelo fotojornalista Adriano Miranda, do jornal “Público”, “Incêndios Florestais em Portugal Continental em 2017: Crónica de uma tragédia anunciada”, pelo professor António Bento Gonçalves, da UMinho, e “O papel da proteção civil municipal em grandes operações”, pelo chefe de divisão municipal da Proteção Civil de Braga, Vítor Azevedo.

Às 19:00 vai ser apresentada a licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território da UMinho, pelo professor António Vieira. O curso está aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e destaca-se pelo seu caráter multidisciplinar, envolvendo sete Escolas/Institutos da academia (Ciências Sociais, Engenharia, Ciências, Direito, Psicologia, Enfermagem, Educação).

O programa inclui ainda, às 19:30, um debate aberto ao público. O evento é organizado pelo ICS, com apoio do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Anúncio

Braga

Braga ao rubro com David Carreira

Taça da Liga

em

Foto: Divulgação / CM Braga

Milhares de pessoas lotaram a tenda armada na Praça do Município para assistir ao concerto de David Carreira, este sábado à noite, no centro de Braga.

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Inserido na programação da Final Four da Taça da Liga, o espetáculo contou ainda com a participação da banda do antigo guarda-redes Hélton, embaixador da Liga Portugal, organizadora da prova e de toda a animação adjacente.

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Foto: Divulgação / CMB

Este domingo, dia que antecede o do primeiro encontro da Final Four (SC Braga – Sporting CP), ficará marcado pela presença do influenciador Pedro Tim, na Tenda do Adepto presente na Fan Zone, situada na Avenida Central.

Para além desta presença, que atrai a curiosidade de muitos jovens fãs do jogo, este vai ser um dia marcado pelos matrecos humanos, a partir das 17:00, e do torneio interescolas, a decorrer todo o dia.

Continuar a ler

Braga

Morre meia hora depois de ter alta das urgências em Braga

Drama em Braga

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem, com cerca de 70 anos, morreu vítima de um ataque fulminante 30 minutos depois de ter saído do Hospital de Braga com alta.

Segundo a edição impressa deste domingo do Jornal de Notícias, a vítima, Albano Pereira, chegou ao hospital, pouco passava das 09:00 horas do passado dia 04 de janeiro de 2020.

Queixava-se de dores na perna, numa virilha, para além de enjoos, segundo conta a família. Apesar de ter um historial médico de problemas cardíacos, com enfartes e AVC’s, o homem recebeu alta médica cerca das 12:30.

O médico que o atendeu terá dito que se tratava de dor ciática.

Chegado a casa, na companhia da família, o homem acabou por perder a vida num ataque fulminante, relata a mulher, Maria Alice.

A família responsabiliza agora a unidade hospitalar e já foi aberto um inquérito por parte do Ministério Público.

Continuar a ler

Braga

Escapam da morte ao capotar em ribanceira na variante em Braga

Em Ferreiros

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Dois jovens, de 21 e 24 anos, sofreram ferimentos na sequência de um despiste seguido de capotamento, esta madrugada, em Ferreiros, cidade de Braga, apurou O MINHO no local.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O acidente deu-se na Circular Norte de Braga, sentido Norte-Sul, junto ao hipermercado E.Leclerc de Ferreiros.

Um Renault Mégane embateu no rail de proteção, percorreu cerca de 40 metros em despiste numa ribanceira e acabou por capotar num riacho.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O alerta foi dado às 03:52, segundo fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mobilizando doze operacionais e quatro viaturas dos Bombeiros Sapadores de Braga, incluindo viatura de desencarceramento.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A VMER de Braga deu apoio médico, considerando os ferimentos como “ligeiros”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Braga. PSP e GNR registaram a ocorrência.

Continuar a ler

Populares