Seguir o O MINHO

Braga

UMinho debate esta quarta-feira os incêndios em Portugal

em

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, em Braga, recebe esta quarta-feira, às 17:00, a conferência-debate “Fogo Cruzado: incêndios, gestão do território e responsabilidade social”. O evento sucede um mês depois daquele que foi considerado o pior dia do ano em matéria de incêndios, causando mais de 500 ocorrências e 45 mortos. A iniciativa – adiantou a Reitoria – junta investigadores, jornalistas e profissionais para refletir sobre o fenómeno de forma integrada. A entrada é livre.

A sessão de abertura conta com o pró-reitor para Novos Projetos de Ensino, Filipe Vaz, a presidente do ICS, Helena Sousa, o presidente da Escola de Engenharia, João Monteiro, a diretora do Departamento de Geografia, Paula Remoaldo, e o diretor do Departamento de Engenharia Civil, José Teixeira.

Seguem-se as palestras “O jornalismo em momentos de trauma – O caso de Pedrogão Grande”, pelo fotojornalista Adriano Miranda, do jornal “Público”, “Incêndios Florestais em Portugal Continental em 2017: Crónica de uma tragédia anunciada”, pelo professor António Bento Gonçalves, da UMinho, e “O papel da proteção civil municipal em grandes operações”, pelo chefe de divisão municipal da Proteção Civil de Braga, Vítor Azevedo.

Às 19:00 vai ser apresentada a licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território da UMinho, pelo professor António Vieira. O curso está aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e destaca-se pelo seu caráter multidisciplinar, envolvendo sete Escolas/Institutos da academia (Ciências Sociais, Engenharia, Ciências, Direito, Psicologia, Enfermagem, Educação).

O programa inclui ainda, às 19:30, um debate aberto ao público. O evento é organizado pelo ICS, com apoio do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Anúncio

Braga

Os custos do Estádio Municipal de Braga ao detalhe

Disponibilizados pela autarquia

em

Foto: Divulgação

15 vezes mais o investimento feito no atual Altice Fórum Braga. 30 vezes mais o investimento no Mercado Municipal.

Estas são algumas comparações feitas pelo presidente da Câmara de Braga relativamente ao custo total do Estádio Municipal, acompanhadas de um relatório detalhado dos custos associados à construção daquela empreitada.

O pedido do detalhe das contas foi levado a cabo pela CDU, levando a que Ricardo Rio procurasse sistematizar e compilar todos os dados e cifras relativas aos custos associados à obra projetada aquando do Euro 2004.

O autarca disponibilizou o ficheiro informático com as despesas esta manhã, após reunião de executivo:

 

A esta verba, acrescerão os valores em pendência judicial, dos quais cerca de 11 milhões (relativos ao consórcio Soares da Costa / ASSOC) não são já passíveis de recurso, e os encargos financeiros a suportar até à liquidação total dos empréstimos bancários.

Continuar a ler

Braga

PSP apreende 986 doses de droga na cidade de Braga

em

A PSP de Braga realizou duas operações na cidade em combate ao tráfico de estupefacientes, tendo detido dois indivíduos e apreendido quase mil doses de droga, anunciou aquela força em comunicado.

Na madrugada de domingo, pelas 01:00, na cidade de Braga, na Rua Marcelino de Araújo, no âmbito de uma operação policial de controlo e identificação de suspeitos, foi detido um cidadão com 38 anos de idade, referenciado e conhecido por esta Polícia, por ter sido intercetado na posse de haxixe suficiente par 46 doses, que lhe foram aprendidas.

No seguimento desta detenção, foi-lhe efetuada uma busca domiciliária que resultou na apreensão de haxixe suficiente para 198 doses;duas armas brancas e a quantia de 30 euros em dinheiro.

No passado dia 18 de outubro, pelas 17:00, também na cidade de Braga, a PSP deteve um cidadão com 53 anos de idade, por tráfico de estupefaciente, crime sob o qual já se encontrava conotado.

A detenção surge na sequência de uma vigilância que vinha sendo feita ao suspeito, tendo esta Polícia levado a cabo uma operação policial e após abordagem, foi-lhe efetuada uma revista de segurança, tendo-lhe sido encontrado cocaína suficiente para 742 doses, que valeriam cerca de 7. 425 euros, que lhe foram apreendidas, bem como a viatura em que se fazia transportar.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão

 

Continuar a ler

Braga

Detido em flagrante ao furtar moedas de uma máquina no Bom Jesus de Braga

Furto

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

O Comando Territorial da GNR de Braga, através do Posto Territorial do Sameiro, no dia 18 de outubro, deteve um homem de 34 anos, pelo crime de furto, na Basílica do Bom Jesus do Monte, em Braga, anunciou esta segunda-feira a guarda.

Em comunicado, é explicado que, na sequência de uma denúncia, em que se encontrava um homem a furtar as moedas de uma máquina de animação que conta a história do santuário, os militares deslocaram-se de imediato ao local, onde verificaram que o suspeito tinha na sua posse moedas no valor de 33 euros e um canivete que foi utilizado para efetuar o arrombamento da caixa que continha o dinheiro.

O suspeito foi detido e constituído arguido, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

Continuar a ler

Populares