Região
UMinho coordena iniciativa que junta 13 instituições de ensino universitário e politécnico
Ensino superior
em

A Universidade do Minho (UMinho) coordena a 3.ª edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, uma iniciativa que junta, a partir de sexta-feira, 13 instituições de ensino universitário e politécnico comprometidas com a capacitação pedagógica dos seus docentes. O Gabinete de Comunicação da Reitoria adiantou que, “as jornadas apostam, uma vez mais, na colaboração e partilha de recursos das instituições, com a realização de 19 sessões e uma webinar internacional de desenvolvimento pedagógico”.
O programa desenvolve-se inteiramente online e disponibiliza 750 vagas para docentes das instituições participantes que poderão usufruir de formações desenvolvidas por todas as instituições. Neste momento estão contabilizados 427 inscritos que resultam em 3779 inscrições nas 19 sessões disponíveis.
Esta terceira edição volta a versar sobre diversas temáticas do ensino. Serão abordados vários temas, como a acessibilidade em contexto online, transformação das competências e das práticas, «design thinking challenge based learning», motivação dos estudantes, assim como os desafios e pontos de viragem na orientação de teses de doutoramento e os testes online, entre outros.
No programa, o destaque vai para o primeiro webinar internacional da iniciativa, por Phillip Dawson, diretor e professor do Centre for Research in Assessment and Digital Learning, na Universidade de Deakin, na Austrália, que irá partilhar as suas experiências numa sessão intitulada “Defending assessment against e-Cheating: design and standards”. Não há necessidade de inscrição para assistir a este «webinar» que será transmitido no canal de YouTube do Docência+.
INICIATIVA DA UMINHO E DA UAVEIRO
Na opinião de Manuel João Costa, pró-reitor da UMinho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, “várias instituições de ensino superior têm procurado criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes e prepará-los para dar contributos relevantes para lidar com as incertezas do mundo contemporâneo”.
Assim, garante o responsável, nestas Jornadas, “esse esforço torna-se colaborativo, abrindo-se as portas para uma troca de experiências e, mais importante, possibilitando que essa troca aconteça entre os docentes das diferentes instituições.
Manuel João Costa sublinhou ainda o crescimento da plataforma que na sua primeira edição juntou nove instituições de ensino superior, passando para 11 na segunda edição, congregando agora o trabalho de 13 universidades e institutos politécnicos.
Participam na terceira edição, para além da UMinho, as universidades de Aveiro, Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e os institutos politécnicos do Cávado e do Ave, do Porto, de Leiria e de Setúbal e ainda o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Superior Técnico de Lisboa e ainda a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo que se juntaram recentemente à iniciativa.
Leia Também
Manifestação pela igualdade de género em Braga: “Pandemia afetou mais as mulheres”
Oposição critica Câmara de Braga por não ter comprado edifício do Castelo
Treinador do Vitória SC diz que maioria dos adeptos está contra tarja intimidatória
Câmara de Braga injeta 1,1 milhões nos TUB por causa da pandemia
Funchal acompanha Braga e Viana na ‘corrida’ para Capital Europeia da Cultura
DST entrega 151 computadores a alunos carenciados de Braga
Populares
- BragaHá 13 horas
Escapa ileso após ser arrastado por camião ao longo de 40 metros em Vila Verde
- PaísHá 2 dias
The Black Mamba vencem Festival da Canção
- CávadoHá 1 dia
Já pode descansar e observar o rio Cávado nesta “obra de arte” em madeira em Esposende
- BarcelosHá 9 horas
GNR apanha camião em Barcelos com duas máquinas industriais roubadas em França