Seguir o O MINHO

Valença

Um morto e quatro feridos em Valença após atropelamento em festa

Em Ganfei

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem morreu hoje depois de ter sido atropelado por um carro esta madrugada em Ganfei, Valença, num acidente que provocou ainda quatro feridos ligeiros, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil.

O homem que morreu foi, pelas 00:00, “colhido por um carro” que circulava no largo onde decorriam as festas da Senhora da Esperança, no lugar das Azenhas, freguesia de Ganfei, e ficou “entalado contra um muro”, sofrendo “ferimentos em todo o corpo”, explicou à Lusa o comandante dos bombeiros de Valença, Miguel Lourenço.

O veículo “colheu outras três pessoas que estavam na festa”, que também sofreram ferimentos ligeiros, tal como um dos ocupantes da viatura, disse o comandante.

O vítima que morreu tinha sofrido ferimentos graves e, quando ia a caminho do hospital de Braga, “o estado de saúde agravou-se” e foi tomada a decisão de a transportar para o hospital de Ponte de Lima, “onde veio a falecer”, acrescentou.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, o atropelamento provocado por um automóvel ligeiro provocou “cinco feridos, quatro ligeiros e um grave”.

Para o local, de acordo com a página da Internet da Proteção Civil, foram mobilizados 16 homens e oito viaturas, dos bombeiros de Valença, de Monção, e da GNR, entre outros.

Anúncio

Valença

Banda Sinfónica do Exército atua sexta-feira em Tui

No âmbito da eurocidade Tui e Valença

em

Foto: DR/Arquivo

A Banda Sinfónica do Exército Português atua na sexta-feira, pelas 21:30, no teatro municipal de Tui, em Espanha, num concerto de homenagem ao maestro Sousa Morais.

O espetáculo, com entrada gratuita, “realiza-se pela primeira vez, no âmbito da eurocidade Tui e Valença num concerto com a principal banda do Exército português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença”.

A atuação da Banda Sinfónica do Exército “abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre, com mais de 300 obras”.

“O percurso do maestro Sousa Morais começou em 1872, no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença, tendo percorrido Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor”, especifica o município minhoto.

Continuar a ler

Valença

Viagens de autocarro em Valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Programa de Apoio à Redução Tarifária

em

A Câmara de Valença informou hoje que os transportes rodoviários (serviços de carreira) vão ser gratuitos à quarta-feira, entre as freguesias e a cidade.

A medida, segundo aquele município, enquadra-se no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) e vai ser implementada a partir de quinta-feira e até 15 de dezembro.

A iniciativa “pretende, sobretudo, beneficiar a população que se desloca, à quarta-feira à feira semanal e abrange todos os residentes no concelho de Valença, de qualquer idade.

Os interessados deverão formular o pedido por escrito (formulário disponível nas juntas de freguesia, e associações sociais), para beneficiar do transporte gratuito.

Continuar a ler

Valença

Valença: Romaria em honra da senhora de Faro realiza-se na quinta-feira

Peregrinação e piquenique

em

Foto: DR/Arquivo

A romaria em honra da senhora de Faro, em Valença, vai voltar a cumprir-se, na quinta-feira, com uma peregrinação e um piquenique, informou hoje a câmara.

Em comunicado, o município adiantou que “a peregrinação a pé ao monte de Faro é o ponto alto das celebrações religiosas das Festas de Valença, de devoção a Nossa Senhora do Faro e que atrai muitos peregrinos do norte de Portugal e da Galiza”.

“Centenas de peregrinos participam nesta secular peregrinação penitencial que, às 08:00, sai da igreja da colegiada de Santo Estevão, na cidade, 0 e termina na capela do Faro, no topo do monte, cerca das 11:00”, num percurso de 7,5 quilómetros explica a autarquia.

Para as 11:15, está programada a celebração eucarística, seguida de um “mega” piquenique, no parque de merendas do monte de Faro, sendo que a tradição “manda” que o farnel inclua o cabrito assado no forno a lenha.

Continuar a ler

Populares