Seguir o O MINHO

Alto Minho

Um morto e dois feridos graves em despiste em Monção

em

Um homem morreu e duas mulheres ficaram feridas com gravidade, esta segunda-feira, na sequência de um despiste de automóvel, no cruzamento da Valinha, na EN 202, na freguesia de Barbeita, em Monção, cerca das 18:45.

A vítima mortal é um homem de 66 anos, que foi transportado pelos bombeiros locais ao centro de saúde de Monção em paragem cardiorrespiratória, e onde, após manobras de reanimação, acabou por ser declarado o óbito.

As vítimas do sexo feminino foram transportadas por duas ambulâncias SIV de Valença e Melgaço ao Hospital de Viana do Castelo, segundo disse a O MINHO o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção .

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Viana do Castelo

Câmara de Viana recebeu o Compasso Pascal – imagens

De manhã

em

Fotos: Divulgação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu na manhã deste domingo o Compasso Pascal.

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Foto: Divulgação/CM Viana do Castelo

Ainda durante a programação da Páscoa Doce em Viana do Castelo, decorre esta segunda-feira, cerca das 12:00 o encontro no Largo das Neves das três cruzes das Paróquias de Barroselas, Mujães e Vila de Punhe, em que celebram a união destas três freguesias brindando com a população na mítica Mesa dos Três Abades.

Continuar a ler

Caminha

Maestro de Caminha vence primeiro prémio e medalha de ouro em concurso internacional

Competição em Espanha

em

Foto: Divulgação

O maestro Lourenço Cruz, de Lanhelas, Caminha, foi o grande vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra, inserido no Workshop de Música Sacra 2019, que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril, na localidade de Villena, em Alicante, Espanha.

Com este prémio, Lourenço Cruz vai dirigir várias orquestras em Bielorrússia.

Após uma semana intensa de formação e realização de provas, supervisionadas pelos Maestros Gerardo Estrada (Orquestra da Rádio e Televisão de Bielorrússia), Yuri Galyas (Orquestra Sinfónica do Teatro de Bielorrússia) e Isidro Alemañ ( Orquestra Sinfónica de Villena), os nove concorrentes oriundos das várias partes do mundo (Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela, Itália, Espanha e Portugal) tiveram que prestar provas nas diferentes áreas da Direção Orquestral.

Os maestros demonstraram as suas capacidades em como interagir com uma Orquestra; detetar e solucionar falhas musicais; realizar concertos; planear e organizar ensaios orquestrais, entre outras atividades.

Todos esses parâmetros foram alvo de uma avaliação contínua por parte de um júri e submetidos a um processo de votação entre o concertino, os solistas e da própria Orquestra Sinfónica de Villena.

O resultado final do concurso foi o seguinte:

1º Prémio e Medalha de Ouro atribuído ao Maestro Lourenço Cruz (Portugal);

2º Prémio e Medalho de Prata concedido ao Maestro Joaquim de la Cuesta (Espanha);

3º Prémio e Medalha de Bronze atribuído ao Maestro Cristóbal Quirós (Espanha).

Prémio especial da Orquestra concedido ao Maestro César Baldonimo ( Colômbia).

Prémio Jovem Promessa, o Maestro Manuel Jurado (Venezuela).

Continuar a ler

País

Única morte registada na Operação Páscoa foi em Valença

Dados provisórios da GNR

em

Foto: DR/Arquivo

GNR regista 615 acidentes com 22 feridos graves e um morto na Operação Páscoa

Lisboa, 21 abr 2019 (Lusa) – A GNR registou 615 acidentes nas estradas portuguesas, com 22 feridos graves e uma vítima mortal, durante os três primeiros dias da Operação Páscoa, de acordo com os dados provisórios hoje divulgados.

Desde quinta-feira, as patrulhas da Guarda Nacional Republicana fiscalizaram 13.300 condutores, dos quais 236 conduziam com excesso de álcool. Destes, 101 foram detidos por apresentarem uma taxa de alcoolemia igual ou superior a 1,2 gramas álcool por litro de sangue.

Foram ainda detidas 34 pessoas sem carta de condução, indica a GNR em comunicado.

O acidente, que causou uma vítima mortal, resultou da colisão entre três veículos, no concelho de Valença, tendo provocado ainda cinco feridos, dois dos quais com gravidade.

A vítima mortal, um homem de 34 anos, seguia numa das viaturas.

Segundo os Bombeiros de Valença, no veículo, viajava uma mulher de 24 anos, que sofreu ferimentos graves e foi transportada ao Hospital de Braga.

Num segundo carro envolvido viajava uma criança com 9 anos de idade, que ficou em estado grave e foi transportada para o Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo. A mulher de 31 anos que conduzia a viatura sofreu ferimentos ligeiros, disse à agência Lusa a mesma fonte.

Num terceiro carro viajavam duas mulheres, com 56 e 58 anos, que sofreram ferimentos ligeiros.

Estiveram envolvidos nas operações de socorro 23 operacionais.

Continuar a ler

Populares