Um milhão e meio para requalificar rio e ribeira mais poluídos de Braga

Um milhão e meio para requalificar rio e ribeira mais poluídos de braga

O Município de Braga assinou esta sexta-feira um protocolo de cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com o Governo, que vai viabilizar a requalificação/renaturalização da área urbana associada ao rio Torto e à ribeira de Panoias, foi hoje anunciado

No final da cerimónia, realizada em Coimbra, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a importância do acordo com a APA que vai ajudar a “resolver em definitivo o problema dos riscos de cheia e da poluição no rio Torto e na ribeira de Panóias que se arrasta há várias décadas, com prejuízos para a qualidade de vida das populações”.

A ribeira de Panóias é mesmo um caso grave de saúde pública, não permitindo, por exemplo, que os habitantes ao seu redor possam abrir as janelas no verão, face ao cheiro nauseabundo e pragas de insectos. Aquela ribeira é habitualmente alvo de várias descargas, inclusive da própria ETAR situada em Frossos.

Recentemente, a candidata da CDU à Câmara de Braga, Bárbara Barros, esteve naquele local acompanhada pelo presidente da Junta, Carmindo Soares, destacando a urgência para que fossem tomadas medidas, de forma a poder melhorar a vida das populações e o ambiente.

Um milhão e meio para requalificar rio e ribeira mais poluídos de braga
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Intervenção inclui conclusão do troço da variante do Cávado até Frossos

A par da intervenção que se irá iniciar nos próximos dias junto à zona envolvente do rio Torto, integrada nos trabalhos de conclusão do troço da variante do Cávado até Frossos, o edil adiantou que a intervenção agora contratualizada vai possibilitar a criação de baías de retenção para reduzir os riscos para a população da zona.

“Vamos ainda proceder à renaturalizaçao de todas as margens do rio Torto, à semelhança do rio Este, para que estas sejam mais agradáveis para quem ali reside”, explicou Ricardo Rio, no final da cerimónia.

Um milhão e meio para requalificar rio e ribeira mais poluídos de braga
Assinatura do protocolo em Coimbra. Foto: CM Braga

O projeto de requalificação/ renaturalização do rio Torto e ribeira de Panoias será desenvolvido no âmbito do REACT-UE, um mecanismo europeu que complementa o financiamento da coesão para os países da União Europeia nos primeiros e cruciais anos da recuperação após o surto de covid-19.

Este protocolo atribui a Braga uma verba de 1,5 milhões de euros para projetos que terão que estar totalmente executados até ao final de 2023.

“Se juntarmos a estas duas intervenções o lançamento do concurso para a nova ETAR, estão reunidas as condições para resolvermos de uma vez por todas o grave problema a que foram condenadas as populações desta zona do concelho”, garantiu Ricardo Rio.

Reabilitar a rede hidrográfica a nível nacional

O protocolo hoje assinado prevê ações de reabilitação da rede hidrográfica, nomeadamente a estabilização de margens e beneficiação de habitats para espécies ribeirinhas, a reabilitação de infraestruturas degradadas, contenção de espécies de invasoras, a eliminação de pressões hidromorfológicas, acções de desassoreamento e intervenções para adaptação aos desafios das alterações climáticas.

A reabilitação da rede hidrográfica é essencial para permitir o bom funcionamento da rede hídrica, nomeadamente, para a recuperação das condições de escoamento das linhas de água e de qualidade das massas de água, estabilização de margens e prevenção da erosão e para a consolidação da galeria ripícola, potenciando o seu valor ecológico.

Desde 2017 foram criados 16 laboratórios (Lab.Rios+) como espaços demonstrativos de boas práticas de reabilitação fluvial com recurso à aplicação de técnicas de engenharia natural e de renaturalização do ecossistema ribeirinho e que resultaram da colaboração entre a APA e os municípios.

Estas intervenções têm um carácter holístico que inclui a recuperação da qualidade das massas de água, a proteção dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade e a promoção da defesa contra cheias de pessoas e bens.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pcp defende suspensão ou cancelamento de contratos de lítio na serra d’arga

PCP defende suspensão ou cancelamento de contratos de lítio na Serra d’Arga

Próximo Artigo
Mais 45 mil professores vão ser vacinados

Mais 45 mil professores vão ser vacinados

Artigos Relacionados