Um frigorífico que é uma biblioteca no meio da natureza em Vila Verde

Projeto de jovem de Ribeira do Neiva
Imagem: TikTok

Na freguesia de Ribeira do Neiva, em Vila Verde, é possível encontrar um frigorífico que foi readaptado para biblioteca e que tem como objetivo promover a leitura e o contacto com a natureza.

“No meio da natureza tem esse frigorífico, que é a Biblioteca de Ribeira do Neiva. Olha que interessante. Abre e tem livros aqui”, dá conta, entusiasmado com a descoberta, um utilizador do TikTok, que estava a fazer um trilho no local.

O frigorífico está localizado num parque com mesas e bancos em pedra que permitem a leitura dos livros em contacto com a natureza.

O autor dessa “brilhante ideia” foi Leonor Domingues, jovem residente em Ribeira do Neiva, no âmbito de um projeto escolar, em 2022.

A então estudante do 8.º da Escola EB2/3 António Feijó, de Ponte de Lima, converteu este frigorífico em biblioteca no âmbito do projeto “Viver e Aprender em Ambiente Natural”, recriando um conceito que tanto em Portugal como noutros países.

“O principal objetivo era idealizar e reconverter um espaço verde rural, próximo da nossa área de residência. Assim, pretendo com este projeto, que se enquadra na economia circular, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, proporcionar o hábito de leitura em contexto de natureza, recorrendo a materiais recicláveis por forma a tornar o espaço mais acolhedor e confortável para a leitura e dando nova vida a resíduos, como por exemplo para a criação da biblioteca”, pode ler-se numa nota partilhada pela Junta de Freguesia de Ribeira do Neiva, que colaborou com o projeto.

Leonor Domingues a apresentar o projeto. Foto: AEAF

“O espaço foi apetrechado com bancos, cadeiras e um frigorífico, reaproveitado para estante/armário da biblioteca. Lá, as pessoas podem deixar ou recolher livros”, pode ler-se na informação do Agrupamento Escolar.

Dois anos depois, o frigorífico-biblioteca continua a impressionar quem passa por Ribeira do Neiva e o vídeo partilhado no TikTok já leva mais de 10 mil visualizações.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Homem morre em colisão entre mota e pesado em Vizela

Próximo Artigo

Esta moeda de 5 euros começa a circular em Portugal na próxima semana

Artigos Relacionados
x