Um dos rios mais puros do país acordou tingido de branco em Arcos de Valdevez

Poluição

Um foco de poluição de tez esbranquiçada ‘inundou’ as águas do rio Vez junto à ponte de Santar, em Arcos de Valdevez. O caso já foi denunciado às autoridades e está a agitar a comunidade local por se tratar de um dos rios com a água mais pura do país.

Os registos são desta quarta-feira, a poucos metros de uma zona industrial daquele concelho. Populares e a autarquia alertaram a GNR que ficou de efetuar diligências para tentar chegar aos causadores da poluição, de forma a passar um auto de contraordenação.

Ecovia do Vez. Foto: DR

Aquela zona, bastante visitada por turistas, é um dos pontos-chave da ecovia do Vez, ligando-se diretamente ao centro da vila, através dos passadiços e restante ecovia ciclável e pedonal.

É em Santar, por exemplo, onde se encontra o Moinho de Santar e o Observatório Natural de Avifauna de Guilhadeses. É também ali perto onde se situa a foz daquele rio, encontrando-se com o rio Lima.

De acordo com os relatos de populares, a tez esbranquiçada poderá ser tinta industrial, mas essa informação não foi confirmada a O MINHO pelos serviços ambientais da GNR.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x