A ULSAM recebeu, esta segunda-feira, 15 novas viaturas elétricas, que substituem o mesmo número de viaturas movidas a gasolina e gasóleo.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho explica que as viaturas são destinadas à prestação de serviços de saúde ao domicílio e a apoio logístico da Unidade Local de Saúde do Alto Minho.
“Além do esforço de transição para uma mobilidade mais sustentável, a substituição de veículos da frota permite gerar uma poupança na ordem dos 50 mil euros por ano com gastos de combustível da instituição”, nota a instituição.
No espaço de um ano, a ULSAM “transformou” a frota de veículos que usa na prestação de cuidados de saúde.
“Com 100% dos veículos alimentados a combustíveis fósseis no início de 2024, neste momento 40% do parque automóvel da instituição já é composto por viaturas elétricas”, indica.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 3.000 profissionais, dos quais cerca de 600 médicos e mais de 1.000 enfermeiros.