Os Serviços Farmacêuticos da Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende foram, pela primeira vez, reconhecidos pela sua idoneidade e capacidade formativa para o programa de Residência Farmacêutica de 2025, na área de farmácia hospitalar, de acordo com o Aviso n.o 17838-A/2024/2, publicado no Diário da República. Este reconhecimento inclui a disponibilização de uma vaga para o referido programa.
O reconhecimento de idoneidade e capacidade formativa, que certifica a capacidade do serviço em cumprir os requisitos expressos do programa de formação, é determinado por despacho do membro do Governo responsável pela área da Saúde e é precedido por uma prévia avaliação da Ordem dos Farmacêuticos, com a colaboração da Comissão Nacional da Residência Farmacêutica.
O(a) residente farmacêutico(a) selecionado(a) através de um procedimento concursal, que inclui uma prova de ingresso, dará início às suas funções em janeiro de 2025. O programa de formação terá a duração de 48 meses, período durante o qual o(a) residente receberá formação teórica e prática com o objetivo de capacitar-se para o exercício autónomo e tecnicamente diferenciado na área de farmácia hospitalar.
A Residência Farmacêutica visa instituir um sistema de formação coerente, promovendo a especialização dos profissionais farmacêuticos. Este programa é essencial para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, assegurando que os farmacêuticos adquiram competências avançadas e estejam aptos a exercer de forma independente e especializada, conforme os elevados padrões exigidos na prática clínica atual.