UEFA diz que entrada nas competições continua a ser pelo ‘ranking’

Covid-19
Uefa diz que entrada nas competições continua a ser pelo 'ranking'
Foto: DR / Arquivo

A UEFA esclareceu hoje que o presidente Aleksander Ceferin não mencionou ou insinuou qualquer mudança à lista de acesso às competições de clubes e que houve uma interpretação errada das suas palavras.

“Em relação à forma como algumas citações foram feitas na entrevista à beIn, a UEFA deseja clarificar que o presidente Ceferin disse que os clubes das Ligas que tenham sido canceladas esta época continuam a ter que estar preparadas para disputarem rondas de qualificação na próxima época, de acordo com a lista atual de acesso. Não mencionou ou sugeriu qualquer mudança à lista de acesso às competições de clubes da UEFA”, diz o comunicado.

O esclarecimento do organismo do futebol europeu acontece no seguimento da ideia de que as equipas que não tivessem terminado os campeonatos teriam que obrigatoriamente disputar rondas preliminares, o que é agora refutado por Ceferin.

A UEFA, que avaliará em 27 de maio, em reunião do Comité Executivo, o regresso das suas competições, pediu a todos os que pretendam reiniciar os respetivos campeonatos que elaborem “protocolos detalhados” para garantirem a saúde dos intervenientes, em respeito pelas legislações locais.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

Os campeonatos de futebol de França, dos Países Baixos e da Bélgica foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, que reinicia hoje, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 304 mil mortos e infetou perto de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Fc porto volta a pisar relvado do dragão, mais de dois meses depois

FC Porto volta a pisar relvado do Dragão, mais de dois meses depois

Próximo Artigo
Tornar tóquio2020 um evento global seguro "não será fácil"

Tornar Tóquio2020 um evento global seguro "não será fácil"

Artigos Relacionados