Seguir o O MINHO

Futebol

UEFA deixa “recomendação forte” para que Ligas possam acabar época

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A UEFA deixou hoje uma “recomendação forte” aos 55 membros para que as Ligas de futebol nacionais possam ser concluídas, após a suspensão devido à pandemia de covid-19, sem especificar um calendário preciso.

Em comunicado, o organismo de cúpula do futebol europeu dá conta de uma reunião com as 55 associações que dele fazem parte, por videoconferência, no qual foi deixada a recomendação “para que se terminem as principais ligas e taças de cada país”.

A UEFA admite ainda que sejam considerados “alguns casos especiais assim que sejam desenvolvidas as linhas orientadoras sobre a participação nas competições europeias” da próxima época, no caso de campeonatos que sejam cancelados.

“Várias opções de calendarização foram apresentadas, cobrindo tanto jogos de seleções como de clubes”, pode ler-se no comunicado.

O reatar das competições, nacionais e europeias, de clubes e de seleções, bem como o modelo para a temporada 2020/21 estará no centro da agenda da reunião do Comité Executivo da UEFA, marcado para quinta-feira.

Na segunda-feira, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse que as Ligas estão prontas para jogar à porta fechada, porque “é melhor do que não jogarem”, o que teria um “impacto terrível” a nível económico.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 558 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 762 pessoas das 21.379 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Populares