UE tem de apoiar Ucrânia sem descartar perigosidade de Putin

Ue tem de apoiar ucrânia sem descartar perigosidade de putin
Foto: Lusa

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Conselho Europeu chegou a acordo sobre a criação de um mecanismo de apoio permanente à Ucrânia e alertou para o “nível de perigosidade” de Putin, apesar do aparente enfraquecimento político.

“Uma parte muito importante [das conclusões do Conselho] é a criação de um mecanismo de apoio permanente à Ucrânia”, disse António Costa, em conferência de imprensa no final de dois dias de cimeira europeia, em Bruxelas.

O primeiro-ministro defendeu que os Estados-membros da União Europeia (UE) têm de estar concentrados em “assegurar que a Ucrânia tem condições para conquistar uma paz justa e duradoura”.

Sobre o encontro entre os 27 e o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, no início da cimeira, na quinta-feira, António Costa referiu que “houve algum nível de informação partilhado, mas não nenhuma indicação mais clara” sobre a rebelião dos mercenários da Wagner, no último sábado.

Há, contudo, “um sinal, de facto, de enfraquecimento da liderança” do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

“Veremos o que é que vai acontecer no futuro […], mas o nível de perigosidade que [Putin] já revelou é suficiente para nos preocuparmos”, completou o chefe do executivo português.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Vem aí fim de semana com sol e mais de 30 graus (saiba como vão estar as praias do minho)

Vem aí fim de semana com sol e mais de 30 graus (saiba como vão estar as praias do Minho)

Próximo Artigo
Pcp denuncia falta de transporte no hospital de famalicão

PCP denuncia falta de transporte no Hospital de Famalicão

Artigos Relacionados