Ucranianos lideram pedidos de asilo na UE em março e fazem subir números

Guerra
Ucranianos lideram pedidos de asilo na ue em março e fazem subir números
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O número de primeiros pedidos de asilo apresentados, na União Europeia (UE), por não residentes no bloco, aumentou, em março, para os 73.850 devido à subida de solicitações de cidadãos ucranianos, segundo o Eurostat.

O aumento mensal de primeiros requerimentos de proteção internacional de ucranianos (de 2.370 em fevereiro para 12.875 em março) é de 443%, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo serviço estatístico da UE, no total, os 73.850 novos pedidos de asilo apresentados em março comparam-se com os 34.310 do mesmo mês de 2021 e os de fevereiro (54.565).

Estes números estão, no entanto, ainda longe do máximo de outubro de 2015 (162.020), devido à guerra na Síria.

Em março, os ucranianos eram o maior grupo de requerentes de asilo pela primeira vez (12.875), seguindo-se os afegãos (7.770), os sírios (7.320), os venezuelanos (4.705) e os colombianos (3.565).

A ofensiva militar russa na Ucrânia, desde 24 de fevereiro, causou já a fuga de mais de 15 milhões de pessoas de suas casas — mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ordem quer suspender advogado de braga suspeito de falsificar habilitações

Ordem quer suspender advogado de Braga suspeito de falsificar habilitações

Próximo Artigo
Mário centeno diz que risco de crise financeira “não pode ser retirado da mesa”

Mário Centeno diz que risco de crise financeira “não pode ser retirado da mesa”

Artigos Relacionados