Seguir o O MINHO

Guerra na Ucrânia

Ucrânia desapontada com Espanha: “Até Portugal foi mais generoso”

Guerra

em

Foto: DR / Arquivo

A Ucrânia não está satisfeita com o apoio oferecido pela Espanha desde o início da invasão russa. Segundo conta o jornal El Mundo a citar diferentes fontes militares, o governo ucraniano comenta que “até Portugal tem sido muito mais generoso” a enviar armas para o país.

De acordo com o jornal, diante do envio de armas e materiais de tantos outros países, apenas a Espanha estará a enfurecer e irritar os ucranianos. Recorde-se que Portugal já enviou cerca de 315 toneladas de material militar.

“Vão deixar-se enganar por Espanha de novo?”, questionava Oleksiy Arestovich, assessor militar do presidente Volodymyr Zelensky, num canal de Telegram.

“Até Portugal, um país mais pequeno, foi muito mais generoso. Com Espanha, há sempre algum problema que acaba por impedir o envio de material militar”, desabafava outro perito militar no canal.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, chegou a prometer presencialmente “o maior envio de armamento” em abril. Os 40 veículos chegaram até à fronteira, mas regressaram, e em junho foi sugerido o envio de 40 tanques da reserva espanhola, que estariam à espera de uma autorização da Alemanha, país de origem.

No entanto, os alemães disseram que não receberam nenhum pedido. Na sequència, a ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, chegou a dizer que os veículos prometidos estavam num estado lamentável e seria arriscado para a utilização.

EM FOCO

Populares