Turma de Barcelos vence concurso nacional de Ciência e Escrita Criativa

Foto: DR / Arquivo

A turma do 6.º B da Escola de Fragoso venceu a 3.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, promovido pela Penguin Educação, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Depois de ter conseguido o 3.º lugar no ano passado, a Escola de Fragoso apresentou a concurso, nesta edição, textos inéditos de todas as turmas do 2.ºciclo e uma turma do 1.º ciclo (F4).

A turma do 6.º B venceu esta edição com o texto “Os olhos veem…a mente interpreta” e o 5º A obteve uma menção honrosa.

O desafio consiste na leitura de uma obra da coleção e propor uma nova solução para um problema, incluindo a descrição de uma experiência.

Na versão vencedora, os heróis tornaram-se uns ‘experts’ em apicultura e conseguem salvar a Carbono, a cadela que faz parte da família, com o uso do telemóvel e de muito engenho, numa escrita criativa e original, projetando a sua própria interpretação no final de uma história de Maria Francisca Macedo, “Noite de Terror”.

O trabalho, “interdisciplinar e colaborativo”, foi orientado pelos docentes das disciplinas de Português e Ciências Naturais, Isabel Forte e Jorge Silva, que contaram, ainda, com a correção científica do professor Cândido Sá no 6.º B, e as professoras Verónica Lima e Ana Lima foram responsáveis pela versão do 5.ºA.

A editora Penguin faz uma edição especial com o texto vencedor, para além da atribuição de diplomas e prémios.

Em segundo lugar ficou a Escola Básica do Freixo, em Ponte de Lima (5.º A; Prof.ª Maria Manuela Castro Lopes – Ciências; Prof.ª Maria Elisabete Lima – Português e Prof.ª Ana Barbosa – Professora Bibliotecária).

Em terceiro ficou a Escola Básica Padre Himalaya, de Arcos de Valdevez (5.º F; Prof.ª Carla Sofia Leal da Silveira – Ciências; Prof.ª Maria Alexandrina Martins – Professora Bibliotecária).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados