A turma do 9ºG da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, em Portugal, é a vencedora da iniciativa Open Minds, promovida pela momondo, um website de pesquisa de viagens, em parceria com a CISV International, uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar e inspirar ações a favor da paz, tendo os alunos decidido visita à Irlanda.
Este concurso esteve aberto a escolas de 16 países diferentes, nomeadamente, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.
Os 18 alunos barcelenses laureados receberão um prémio no valor de dez mil euros, para utilizar numa viagem com um destino à sua escolha, segundo apurou O MINHO na tarde desta sexta-feira junto daquela organização.
De acordo com a momondo, o objetivo deste movimento é ajudar os jovens e crianças a terem uma mente aberta e a compreenderem a importância do respeito mútuo e da tolerância.
Para participar, as escolas receberam um Kit Escolar “Open Mind”, que incluía atividades para executar e que tinham como finalidade ajudá-los a perceber melhor o que são estereótipos e como recorremos a eles, muitas vezes, sem dar conta. Ao mesmo tempo estes estereótipos mostram que, apesar de vivermos num mundo tão diversificado e colorido, há muito mais em comum entre pessoas de diferentes países do que imaginam.
A turma mais inspiradora
A turma mais inspiradora tem a oportunidade de abrir o seu mundo, conforme concluíram os jurados e Ana Paula Borges, professora de inglês na Escola Secundária Alcaides de Faria, que encorajou a turma a participar, sublinha que “o desafio deste concurso foi muito importante, principalmente para perceber que eles criam ideias pré-concebidas que nem sempre são verdade. Acreditamos que é essencial discutir estes temas em tenras idades, quando ainda podemos transmitir-lhes que não devemos criar ideias e noções sobre os outros povos, mas sim, ter uma mente aberta”.
As participações foram avaliadas com base em respostas honestas e inspiradoras.
Na escolha da escola vencedora, o comité de jurados não ficou indiferente à forte motivação da professora em levar os alunos a descobrir o mundo e, assim, mudar a forma como vêm o mundo e as pessoas.
Visita à Irlanda
Os alunos portugueses elegeram a Irlanda como o país de destino para usufruir do prémio, tendo sido “o país escolhido para o exercício durante o concurso e quando soubemos que tínhamos vencido não duvidamos em escolhê-lo para viagem”, referiu Ana Paula Borges.
A professora e a turma revelam que ficaram surpreendidos por terem sido os vencedores do concurso: “Nunca colocámos a hipótese de ganhar e quando lhes contei que tinham vencido a alegria foi contagiante, até porque, estamos a falar de jovens que ainda não tiveram a oportunidade de andar de avião, viajar para outros países e muitos deles nunca saíram da sua região”, salienta Ana Paula Borges.
No final da viagem, a professora vai pedir aos alunos que identifiquem os estereótipos que tinham enraizados sobre o país que vão conhecer, face à realidade que viveram. “Ter uma mente aberta, abrir os horizontes, ter contato com uma língua de expressão inglesa e conhecer a cultura irlandesa de perto, são os principais objetivos da visita àquele país”, conclui Ana Borges.
A momondo.pt
A momondo.pt é um motor de busca que pesquisa sites de agências de viagens e companhias aéreas e compara preços para voos, hotéis e carros de aluguer. A momondo, disponível gratuitamente no mercado português desde 2013, destaca-se dos produtos concorrentes pelo design cuidado, simplicidade de utilização e performance, tendo sido fundada e encontra-se sediada em Copenhaga e está presente em mais de 30 mercados. Para além do site momondo.pt, a empresa disponibiliza aplicações móveis e guias de viagem para iOS e Android. A momondo é uma marca gerida pela KAYAK, subsidiária da Booking Holdings Inc.
A tolerância e o respeito
Margarida Gameiro, Country Manager da momondo para o mercado português, realça que “as crianças são o nosso futuro e, aliás, de acordo com o nosso estudo The Value of Travelling, quase 70% dos pais acreditam que a tolerância e o respeito são princípios fundamentais que uma criança deve apreender. Como tal, o que lhes ensinamos nas escolas é fundamental para essa aprendizagem”.
A responsável realça ainda que “neste mesmo estudo é possível perceber que as gerações mais jovens têm cada vez menos fé na humanidade, o que cria um muro edificado por estereótipos: contrariar essa visão e lutar contra os preconceitos faz parte da missão da momondo”.