O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) defendeu hoje que a região tem um “enorme potencial” para se afirmar como destino do turismo industrial, podendo ser um caminho para reerguer o setor pós covid-19. E aponta a marca “Famalicão Cidade Têxtil” como exemplo.
“Acreditamos que o Porto e Norte de Portugal têm um enorme potencial para se afirmar como destino por excelência do turismo industrial, contribuindo para o seu prestígio e notoriedade. Estamos a trabalhar em rede, a nível nacional em estreita ligação com o Turismo de Portugal, e também a nível regional de forma muito próxima e com o envolvimento direto e ativo dos municípios e parceiros, para edificarmos e consolidarmos um produto devidamente estruturado com o contributo de todos”, declarou o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, durante a iniciativa “Webinar: Turismo industrial: Partilha de boas Práticas – Desafios e Oportunidades”.
Na opinião de Luís Pedro Martins, ter estratégias para alavancar o turismo industrial na região pode ser uma medida para reerguer do turismo na era pós-covid-19.
“O turismo industrial como atrativo tão diferenciador em cada região poderá dar um contributo decisivo para a tão desejada recuperação do turismo”.
O presidente da TPNP acredita que o “novo turista” privilegiará “experiências autênticas e descobertas originais”.
“Presenciar o processo de fabrico de um determinado produto, descortinar o modo de funcionamento da maquinaria e experienciar o produto final, revelam-se como componentes fundamentais do turismo industrial, proporcionando ao turista experiências únicas no âmbito de uma feliz conjugação de conhecimento e emoção”, declarou.
O responsável enumerou por exemplo, o turismo industrial que se desenvolve em Vila Nova de Famalicão no âmbito da marca “Famalicão Cidade Têxtil”, e que ser complementado, numa perspetiva de ‘cross selling’ , com o enoturismo e com os produtos locais ‘made in Famalicão – Produto que é Nosso, que inclui mais de 80 produtos reconhecidos”.
A iniciativa “Webinar: Turismo industrial: Partilha de boas Práticas – Desafios e Oportunidades” decorreu este tarde na unidade de turismo industrial Fepsa – Felt Hats, em São Joao da Madeira, local onde se produzem chapeis de feltro e que foi classificado,, pelo presidente da TPNP como um “exemplo relevante de sucesso do turismo industrial”, que em recebeu “182.773 mil visitantes” nos últimos nove anos.
O webinar teve a organização da Turismo do Porto e Norte de Portugal e o objetivo de dar destaque ao turismo industrial da região Norte.
A ação contou com a intervenção da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do presidente da Câmara de de São João da Madeira, Jorge Sequeira, e do diretor do Turismo de São Bernardo do Campo (Brasil), Fernando Bonísio, entre outros.