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Alto Minho

Túnel de desinfeção antes das aulas para afastar coronavírus de Melgaço

Covid-19

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Foto: Divulgação / SERMARCO

Melgaço está sem novos casos confirmados de covid-19 há quase mês e meio. Apesar da segurança patente no ar, o concelho não esquece dois acontecimentos fatídicos que resultaram em doze óbitos por entre a comunidade.


Com um surto no lar Pereira de Sousa, na Misericórdia de Melgaço, onze pessoas morreram com o novo coronavírus. 51 foram infetados mas recuperaram da doença. A administração da IPSS falou na maior crise da instituição em 100 anos.

Também o cerco sanitário feito aos 370 habitantes de Parada do Monte foi um exemplo que deixou marca.

Agora, com uma possível segunda vaga já em curso em países como França e Espanha, todos os alunos da Escola Básica e Secundária de Melgaço vão passar por um túnel de desinfeção contra o SARS CoV-2 ao entrarem no estabelecimento de ensino, confirmou a O MINHO a Câmara de Melgaço.

Foto: Divulgação

O equipamento foi desenvolvido pela empresa SERMARCO, LDA, sediada em Lanhelas, concelho de Caminha, com a autarquia local para uma adaptação do agrupamento escolar aos tempos de pandemia de covid-19, conforme explicou a O MINHO Cláudia Fernandes, da empresa.

O que pode parecer complicado foi simplificado pela empresa. A pulverização ocorre através de sensores de movimento. Quando o aluno passa, deixa uma ‘bolha’ de desinfetante para evitar contágios no próprio local. E sai seco.

Melgaço: Cerco sanitário mostra a Parada do Monte que nem o “cantinho” está a salvo

A cabine está equipada com um sistema de nebulizacão que pulveriza à passagem dos utilizadores sem os molhar. Antes de entrarem na sala de aulas, todos os alunos, professores e restantes funcionários vão ter passagem obrigatória pelo novo equipamento azul.

Foto: Divulgação

Com dois metros e meio de comprimento por um metro e meio de largura e 2,2 de altura, o equipamento é comercializado com tubulares e chapa galvanizada a preto ou com tubulares e chapa de inox.

Inclui um sistema de pulverização, uma bomba externa, um painel elétrico estanque, um temporizador e sensores de movimento.

A SERMARCO, que desenhou e construiu a cabine, crê ser um bom investimento no âmbito de utilização para escolas, hospitais, centros de dia, supermercados, ginásios, entre outros espaços de maior dimensão.

“A baixa velocidade de sedimentação da névoa gerada pela nebulização provoca minúsculas gotas que se instalam em todas as superfícies, como roupa, sapatos ou qualquer objecto que transite no túnel”, explica a responsável.

Com um desinfetante “ecológico e eficaz”, os focos de infeção são controlados, não sendo “tóxico para pessoas, animais e meio ambiente”, sublinha. “Também não danifica tecidos nem cores”.

Depois de 86 casos, Melgaço está sem qualquer infetado com covid-19

Quanto ao concelho de Melgaço, segundo os últimos dados divulgados pela autoridade de saúde local, tem 86 casos acumulados de infeção por coronavírus, 74 recuperados e doze óbitos. E mantém-se sem casos ativos desde 07 de julho.

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Viana do Castelo

Três em cima de uma bicicleta na ponte da A28 em Viana

Insólito

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Fotos cedidas a O MINHO por Germano Pereira

Três jovens que seguiam em cima de uma bicicleta na A28, no tabuleiro da ponte sobre o rio Lima, à entrada da cidade de Viana do Castelo, ficaram registados para a posteridade.

As fotos foram captadas cerca das 17:00 horas de sábado, no sentido Esposende – Viana do Castelo, ao quilómetro 69.

Germano Pereira, que registou o momento, disse a O MINHO que tudo pareceu surreal, mas que já viu outras situações naquela ponte dignas de registo.

Fonte: Germano Pereira

“Sei que não é a primeira vez que se vê situações como esta. Os jovens estavam em risco, para além de ser proibido, basta a deslocação do ar de camiões a alta velocidade para que possa originar um acidente”, disse o autor das fotos.

Contactada por O MINHO, fonte da Brigada de Trânsito da GNR desconhece a situação.

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Alto Minho

Casal de Cerveira põe EDP em tribunal por tensão não lhe chegar a casa

Justiça

em

Foto: DR

O Tribunal de Vila Nova de Ceveira, da comarca de Viana do Castelo , começa, esta segunda-feira, a julgar uma reclamação cível de um cidadão do concelho, contra a EDP Distribuição, por causa da falta de tensão da eletricidade que chega a sua casa.

Manuel Rodrigues e mulher – outrora emigrantes nos Estados Unidos da América – moram numa vivenda de 1.190 metros quadrados, no Sopo.

Em 2016, instalaram dois equipamentos de ar condicionado para aumentar a eficiência térmica. Sucede, porém, – dizem – que, após a instalação, surgiram problemas na regulação da temperatura.

Aí, contactaram a EDP que sugeriu a alteração da potência contratada. Esta foi aumentada, em março de 2017 para 10.35 KVA (quilovoltamperes).

Apesar disso, e como o problema subsistia, a EDP incumbiu o subempreiteiro Painhas de solucionar o problema.

No local, esta firma vianense apurou que o problema estaria no próprio ramal de distribuição, isto porque a moradia coincide com o final da linha, a 650 metros do posto de transformação.

Facto que – alega o queixoso – contribui para a diminuição da potência.

Por isso, reclama nova indemnização, já que o equipamento continua a não funcionar, ou seja, não aquece nem arrefece.

A empresa elétrica refuta a tese e diz que já mudou os cabos de ligação. As quebras na tensão da eletricidade danificaram os aparelhos do ar condicionado.

O proprietário recorreu ao Tribunal Arbitral concelhio e a EDP foi condenada a pagar-lhe 31 mil euros por danos materiais. Mas o problema subsiste.

EDP substituiu cabos

Na altura, recorreu ao Tribunal Arbitral, que ouviu a EDP, a Comercial e a de Distribuição, as quais alegaram ter já procedido à substituição de 250 metros de cabo e mudado alguns apoios.

Afirmaram, ainda, que foram as trovoadas e os raios – uma descarga eletroestática – ocorridos no rigoroso inverno de 2016, que danificaram o aparelho.

O Tribunal não aceitou a tese, contrapondo que as trovoadas “não são independentes do funcionamento e utilização da rede de distribuição, pois são fenómenos naturais comuns e correntes”. Daí a condenação das duas edp’s.

Agora, e incomodado pelo facto de não ter o desejado aquecimento/refrigeração em casa, o casal – através da advogada Maria Sequeira do escritório de João Magalhães, de Braga – pede à EDP-Distribuição que melhore os fios, cabos e postes de energia.

Pede ainda que pague mil euros de indemnização por danos não-patrimoniais e uma indemnização pelos patrimoniais, a fixar em execução de sentença.

Quer, também, que a elétrica pague 500 euros por cada semana de atraso.

A EDP contestou a ação.

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Viana do Castelo

José Maria Costa fez visita guiada aos novos acessos do porto de mar de Viana

Obras públicas

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Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

A Comissão Permanente e a Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal, acompanhadas pelo executivo camarário, efetuaram no sábado uma visita pelas construção dos novos acessos ao Porto de Mar de Viana do Castelo e dos novos aprestos e lota de Castelo do Neiva, investimentos orçados em mais de dez milhões de euros.

A sessão de trabalho começou com uma apresentação do projeto na Biblioteca Municipal, onde o autarca José Maria Costa deu conta dos investimentos previstos para a região e para Viana do Castelo no âmbito do Plano Nacional de Investimentos e no Plano de Recuperação e Resiliência.

Relativamente aos acessos ao porto de mar, o edi relembrou que esta empreitada irá “oxigenar e melhorar a mobilidade da margem esquerda do Lima”, nomeadamente em Darque ao retirar o trânsito de pesados para o porto de mar e de ligeiros do centro da vila, mas também em Chafé, onde vivem cerca de nove mil pessoas na Amorosa que “agora, terão um acesso libertado para a cidade e para a A28”.

Foto: Divulgação / CM Viana

Foto: Divulgação / CM Viana

“Esta e uma via essencial para o porto de mar mas também para Viana do Castelo”, enfatizou José Maria Costa. Recorde-se que a empreitada de construção dos novos acessos rodoviários ao Porto de Mar está na última fase. A nova via, com um valor de adjudicação de 7,3 milhões de euros, pretende descongestionar as vias urbanas do tráfego de veículos pesados, retirando da antiga Estrada Nacional (EN) 13 e do interior da freguesia de Darque o tráfego de pesados de e para o Porto de Mar.

O novo acesso ao Porto de Mar inclui a criação de uma rodovia de 8,8 quilómetros de extensão a ligar a autoestrada A28 ao Porto de Viana do Castelo em São Romão de Neiva, com duas faixas de rodagem de 3,5 metros de largura. A obra prevê ainda a requalificação de um troço e bermas da Estrada Nacional 13 e a construção de dois novos troços a ligar esta estrada nacional à A28, com acesso direto ao porto comercial.

Este investimento na construção dos novos acessos pretende atrair novas atividades económicas para a área de influência do Porto; reduzir os custos operacionais inerentes aos tempos de ligação rodoviária do Porto aos principais polos de atividade; reduzir o ruído e as emissões poluentes; aumentar a segurança da circulação; e contribuir para o descongestionamento da circulação rodoviária, retirando o tráfego pesado das vias urbanas.

Os acessos rodoviários ao Porto de Mar assumem-se como fundamentais para o reforço da capacidade operacional e para garantir o crescente aumento de movimento do porto comercial de Viana do Castelo, em especial nas exportações, derivado da dinâmica comercial das empresas instaladas na região.

A Comissão Permanente da Assembleia Municipal visitou também a nova lota e os 40 armazéns de aprestos da freguesia de Castelo do Neiva que serão entregues em breve a 40 pescadores, uma empreitada da Polis Litoral Norte. A Modernização do Portinho de pesca de Castelo do Neiva representou um investimento global de 2,15 milhões de euros, com taxa de cofinanciamento comunitário de 75% ao MAR 2020.

A empreitada implicou a beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.

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