Seguir o O MINHO

Alto Minho

Túnel de desinfeção antes das aulas para afastar coronavírus de Melgaço

Covid-19

em

Foto: Divulgação / SERMARCO

Melgaço está sem novos casos confirmados de covid-19 há quase mês e meio. Apesar da segurança patente no ar, o concelho não esquece dois acontecimentos fatídicos que resultaram em doze óbitos por entre a comunidade.

Com um surto no lar Pereira de Sousa, na Misericórdia de Melgaço, onze pessoas morreram com o novo coronavírus. 51 foram infetados mas recuperaram da doença. A administração da IPSS falou na maior crise da instituição em 100 anos.

Também o cerco sanitário feito aos 370 habitantes de Parada do Monte foi um exemplo que deixou marca.

Agora, com uma possível segunda vaga já em curso em países como França e Espanha, todos os alunos da Escola Básica e Secundária de Melgaço vão passar por um túnel de desinfeção contra o SARS CoV-2 ao entrarem no estabelecimento de ensino, confirmou a O MINHO a Câmara de Melgaço.

Foto: Divulgação

O equipamento foi desenvolvido pela empresa SERMARCO, LDA, sediada em Lanhelas, concelho de Caminha, com a autarquia local para uma adaptação do agrupamento escolar aos tempos de pandemia de covid-19, conforme explicou a O MINHO Cláudia Fernandes, da empresa.

O que pode parecer complicado foi simplificado pela empresa. A pulverização ocorre através de sensores de movimento. Quando o aluno passa, deixa uma ‘bolha’ de desinfetante para evitar contágios no próprio local. E sai seco.

Melgaço: Cerco sanitário mostra a Parada do Monte que nem o “cantinho” está a salvo

A cabine está equipada com um sistema de nebulizacão que pulveriza à passagem dos utilizadores sem os molhar. Antes de entrarem na sala de aulas, todos os alunos, professores e restantes funcionários vão ter passagem obrigatória pelo novo equipamento azul.

Foto: Divulgação

Com dois metros e meio de comprimento por um metro e meio de largura e 2,2 de altura, o equipamento é comercializado com tubulares e chapa galvanizada a preto ou com tubulares e chapa de inox.

Inclui um sistema de pulverização, uma bomba externa, um painel elétrico estanque, um temporizador e sensores de movimento.

A SERMARCO, que desenhou e construiu a cabine, crê ser um bom investimento no âmbito de utilização para escolas, hospitais, centros de dia, supermercados, ginásios, entre outros espaços de maior dimensão.

“A baixa velocidade de sedimentação da névoa gerada pela nebulização provoca minúsculas gotas que se instalam em todas as superfícies, como roupa, sapatos ou qualquer objecto que transite no túnel”, explica a responsável.

Com um desinfetante “ecológico e eficaz”, os focos de infeção são controlados, não sendo “tóxico para pessoas, animais e meio ambiente”, sublinha. “Também não danifica tecidos nem cores”.

Depois de 86 casos, Melgaço está sem qualquer infetado com covid-19

Quanto ao concelho de Melgaço, segundo os últimos dados divulgados pela autoridade de saúde local, tem 86 casos acumulados de infeção por coronavírus, 74 recuperados e doze óbitos. E mantém-se sem casos ativos desde 07 de julho.

Populares