Dez quilómetros de túnel na Galiza para ligar alta velocidade ao Minho

Mobilidade
Dez quilómetros de túnel na galiza para ligar alta velocidade ao minho

É mais um carril para a ligação de Braga à alta velocidade espanhola. O Governo liderado pelo socialista Pedro Sanchez publicou, após larga espera do lado português, um estudo de alternativas para a estação ferroviária de Vigo de forma a ligá-la à alta velocidade em direção a Valença, onde foram apresentadas duas propostas consideradas viáveis.

Entre as principais conclusões do estudo, apontou o secretário de Estado espanhol dos Transportes, David Lucas, durante uma reunião com o alcaide de Vigo, Abel Caballero, é destacada a necessidade de tornar o equipamento já existente numa “estação passante”, para “potencializar os serviços com Portugal”.

Para isso, será necessário conectar a saída sul à linha 810, seja ao norte ou ao sul de Porriño, unificando assim todos os serviços ferroviários de passageiros de Vigo nessa estação. Para tal, apontam os estudos, será sempre necessária a construção de um túnel com mais de 10 quilómetros, seja a partir do Norte de Porriño ou do Sul.

Em comunicado publicado na página do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, é indicado que a “conexão pelo Norte implica uma extensão da ação de até 12,3 quilómetros, com comprimento de túnel superior a 10 km”.

Dessa forma, aponta o estudo, seriam economizados cerca de 15 minutos, num investimento de 573,4 milhões de euros, com IVA.

Por sua vez, “se a conexão com a saída sul para a linha 810 for realizada ao sul de Porriño, a extensão da ação será de 14,7 quilómetros, com comprimento de túnel superior a 10 km e uma economia de tempo comercial de 16 minutos”.

Nesse caso, o custo da obra é de 686,6 milhões, com IVA.

O Estudo de Alternativas determina que ambas as opções são tecnicamente viáveis, portanto, “a escolha final deverá ser feita na fase de estudo informativo, que encerrou ontem o prazo de licitação”, lê-se no documento tornado público a semana passada.

O trabalho foi elaborado com dois objetivos básicos: analisar as opções para permitir a continuidade do Eixo Atlântico ferroviário para o sul de Vigo e unificar os serviços das duas estações de passageiros que a cidade possui hoje: Vigo-Urzáiz e Vigo-Guixar.

Após a conclusão da fase de estudo prévio e de análise técnica, ambiental e de viabilidade socioeconómica, o projeto da Saída Sul agora passa para a fase de redação do estudo informativo, que é o próximo passo.

Em declarações ao jornal Público, a ministra dos Transportes de Espanha considerou que esta é uma notícia de grande impacto, tendo já “passado a informação” ao homólogo português, João Galamba, aquando da última cimeira ibérica, mas o governante português ainda não comentou.

Ligação Porriño-Tui

Há pouco mais de um mês, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, na qualidade de vice-presidente do Eixo Atlântico, enviou uma carta a Madrid onde questionava sobre a apresentação destes estudos e pedia datas para a licitação do estudo entre Porriño e Tui.

Na missiva enviada em conjunto com a presidente do Eixo Atlântico e autarca de Lugo, Lara Méndez, era pedida informação sobre a previsão “para licitar o estudo informativo prévio do troço que falta” para ligar a ferrovia de alta velocidade a Portugal, ou seja, a ligação Porriño – Tui (junto à fronteira portuguesa), na Galiza.

O projeto de alta velocidade ferroviária entre Lisboa, Porto e Vigo foi apresentado na estação portuense de Campanhã em setembro de 2022, e conta com ligações ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, a Braga, a Valença e ao resto da rede ferroviária nacional.

Tanto Lara Méndez como Ricardo Rio relembram que “não está licitado todo o percurso mas apenas a primeira fase”, precisamente a saída sul de Vigo, sendo a falta do pedido para o estudo do segundo troço uma situação que “preocupa” os autarcas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Vice-presidente do vitória sc acredita em “bom final de campeonato”

Vice-presidente do Vitória SC acredita em “bom final de campeonato”

Próximo Artigo
Cabras de estimação "criadas com muito carinho" roubadas em vila verde. Donos pedem ajuda

Cabras de estimação "criadas com muito carinho" roubadas em Vila Verde. Donos pedem ajuda

Artigos Relacionados