É mais um carril para a ligação de Braga à alta velocidade espanhola. O Governo liderado pelo socialista Pedro Sanchez publicou, após larga espera do lado português, um estudo de alternativas para a estação ferroviária de Vigo de forma a ligá-la à alta velocidade em direção a Valença, onde foram apresentadas duas propostas consideradas viáveis.
Entre as principais conclusões do estudo, apontou o secretário de Estado espanhol dos Transportes, David Lucas, durante uma reunião com o alcaide de Vigo, Abel Caballero, é destacada a necessidade de tornar o equipamento já existente numa “estação passante”, para “potencializar os serviços com Portugal”.
Para isso, será necessário conectar a saída sul à linha 810, seja ao norte ou ao sul de Porriño, unificando assim todos os serviços ferroviários de passageiros de Vigo nessa estação. Para tal, apontam os estudos, será sempre necessária a construção de um túnel com mais de 10 quilómetros, seja a partir do Norte de Porriño ou do Sul.
Em comunicado publicado na página do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, é indicado que a “conexão pelo Norte implica uma extensão da ação de até 12,3 quilómetros, com comprimento de túnel superior a 10 km”.
Dessa forma, aponta o estudo, seriam economizados cerca de 15 minutos, num investimento de 573,4 milhões de euros, com IVA.
Por sua vez, “se a conexão com a saída sul para a linha 810 for realizada ao sul de Porriño, a extensão da ação será de 14,7 quilómetros, com comprimento de túnel superior a 10 km e uma economia de tempo comercial de 16 minutos”.
Nesse caso, o custo da obra é de 686,6 milhões, com IVA.
O Estudo de Alternativas determina que ambas as opções são tecnicamente viáveis, portanto, “a escolha final deverá ser feita na fase de estudo informativo, que encerrou ontem o prazo de licitação”, lê-se no documento tornado público a semana passada.
O trabalho foi elaborado com dois objetivos básicos: analisar as opções para permitir a continuidade do Eixo Atlântico ferroviário para o sul de Vigo e unificar os serviços das duas estações de passageiros que a cidade possui hoje: Vigo-Urzáiz e Vigo-Guixar.
Após a conclusão da fase de estudo prévio e de análise técnica, ambiental e de viabilidade socioeconómica, o projeto da Saída Sul agora passa para a fase de redação do estudo informativo, que é o próximo passo.
Em declarações ao jornal Público, a ministra dos Transportes de Espanha considerou que esta é uma notícia de grande impacto, tendo já “passado a informação” ao homólogo português, João Galamba, aquando da última cimeira ibérica, mas o governante português ainda não comentou.
Ligação Porriño-Tui
Há pouco mais de um mês, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, na qualidade de vice-presidente do Eixo Atlântico, enviou uma carta a Madrid onde questionava sobre a apresentação destes estudos e pedia datas para a licitação do estudo entre Porriño e Tui.
Na missiva enviada em conjunto com a presidente do Eixo Atlântico e autarca de Lugo, Lara Méndez, era pedida informação sobre a previsão “para licitar o estudo informativo prévio do troço que falta” para ligar a ferrovia de alta velocidade a Portugal, ou seja, a ligação Porriño – Tui (junto à fronteira portuguesa), na Galiza.
O projeto de alta velocidade ferroviária entre Lisboa, Porto e Vigo foi apresentado na estação portuense de Campanhã em setembro de 2022, e conta com ligações ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, a Braga, a Valença e ao resto da rede ferroviária nacional.
Tanto Lara Méndez como Ricardo Rio relembram que “não está licitado todo o percurso mas apenas a primeira fase”, precisamente a saída sul de Vigo, sendo a falta do pedido para o estudo do segundo troço uma situação que “preocupa” os autarcas.