Seguir o O MINHO

Braga

TUB recebe 8 milhões da Europa e 7 da banca para comprar 30 autocarros elétricos 

Mobilidade

em

Foto: DR

A candidatura da empresa municipal Transportes Urbanos de Braga (TUB) a fundos europeus de coesão previstos no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recurso, foi aprovada e cofinanciará em 8 milhões um investimento de 15 milhões, destinado à aquisição de 30 autocarros elétricos e 16 postos de abastecimento, dos quais 7 milhões serão pagos pela TUB recorrendo a financiamento bancário.

A candidatura elaborada em setembro do ano passado pela empresa municipal, para aceder a fundos comunitários, recebeu luz verde e num investimento global de 15 milhões de euros para a aquisição de 30 autocarros elétricos, a União Europeia comparticipará 8 milhões.

Na compra dos 30 autocarros, a empresa municipal recorrerá a financiamento bancário para saldar a sua parte de investimento, que serão aproximadamente 7 milhões de euros. 

O crédito contraído pela TUB amortiza-se, com a receita proveniente dos Estacionamentos Urbanos de Braga (EUB), área de negócio recentemente municipalizada e sob alçada da TUB. “A tarifa de estacionamento ajuda a pagar a renovação da frota de autocarros”, afirma o presidente do conselho de administração, Teotónio dos Santos.

Este é o terceiro pacote de investimento executado pela empresa municipal, que nos últimos anos investiu cerca de 15 milhões e 800 mil euros na renovação da frota, dos quais 4 milhões e 800 mil comparticipados pela EU, segundo os números da administração.

Os contratos públicos disponíveis e relativos exclusivamente às compras anteriores de veículos, 25 autocarros a gás e 13 autocarros elétricos, apontam para um investimento de 11 milhões e 269 mil euros. 

EM FOCO

Populares