Seguir o O MINHO

Braga

TUB já têm 38 autocarros a gás ou elétricos

Mobilidade

em

Foto: Divulgação / CM Braga

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) investiram, desde 2018, cerca de 13 milhões de euros na renovação da frota, com a aquisição de 38 autocarros “limpos”, movidos a gás ou com propulsão elétrica, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município acrescenta que se trata do “maior e mais expressivo compromisso de investimento” realizado na renovação da frota dos TUB desde a sua constituição.

Na terça-feira, os TUB apresentam 25 novas viaturas a gás natural, que resultam de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos 2020 (POSEUR 2020), com vista à renovação da frota de veículos de transporte público coletivo de passageiros em meio urbano.

A candidatura contempla a aquisição de 32 novos autocarros limpos, dos quais 25 movidos a gás natural e sete com propulsão 100% elétrica, estas últimas em operação desde julho de 2020.

“Este novo impulso na renovação da frota dos TUB vem completar o ciclo de investimentos realizado, e que iniciaram em 2018, com a aquisição das primeiras viaturas movidas a propulsão elétrica. No total, são já 38 novas viaturas limpas a circular no concelho e a servir diariamente os bracarenses”, sublinha.

O investimento total na renovação da frota com veículos de melhor performance ambiental e respetivas infraestruturas de abastecimento e carregamento ascende a cerca de 13 milhões de euros e conta com um apoio de cinco milhões de euros através do Fundo de Coesão.

“Em apenas três anos, foi possível renovar 30% da frota por veículos com melhor performance ambiental, permitindo mitigar o impacte da atividade da empresa no meio urbano e oferecendo melhores condições de segurança e conforto aos clientes e fiabilidade no serviço prestado”, remata o comunicado.

Populares