Seguir o O MINHO

Braga

TUB inauguram nova Loja da Mobilidade

em

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão mais próximos dos utentes com a inauguração da nova Loja da Mobilidade, localizada na Central de Camionagem, numa cerimónia que decorreu esta terça-feira e que se enquadrou na Semana Europeia da Mobilidade.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, os TUB são uma ´peça num sistema intermodal bastante mais abrangente´, que tem de abarcar ´obrigatoriamente´ a componente rodoviária e ferroviária.

“A Central de Camionagem é um ponto de passagem diário de cerca de 10 mil pessoas que entram e saem da cidade e que, com naturalidade, devem utilizar os TUB como interface de transporte”, referiu.

De acordo com o autarca, este projeto é muito importante pela interligação global do sistema de transportes que representa e é também uma forma de se potenciar o Dia Europeu Sem Carros, que se assinala esta terça.

“Os TUB são uma alternativa credível, de qualidade e eficiente ao uso do automóvel que está disponível a toda a população”, afirmou, enaltecendo de seguida as melhorias que se têm verificado nos últimos dois anos na gestão da empresa municipal.

“Hoje em dia temos uma empresa moderna, capaz e que presta um serviço cada vez melhor aos cidadãos. O melhor exemplo disso são os resultados extremamente positivos já alcançados, tendo sido invertida a tendência de quebra de passageiros, em contraciclo com o que acontecia no passado e com as outras empresas do setor”, garantiu Ricardo Rio. O autarca sublinhou ainda que a empresa segue uma política de responsabilidade social, com o congelamento contínuo dos tarifários e supressão de restrições à população sénior.

Mapa promove turismo e mobilidade em Braga

Durante a inauguração da Loja da Mobilidade foi também apresentado o Mapa Turístico e Cultural de Braga, produzido pela Associação Comercial de Braga (ACB) e pelos TUB. O documento faz referência aos principais monumentos e museus da cidade, contendo igualmente indicações de quais as linhas de autocarros disponíveis chegar a esses pontos de interesse.

Como salientou Rui Marques, Director da ACB, trata-se de um mapa multidimensional que irá funcionar como peça importante na promoção da cidade.

“O documento está em português e inglês e tenta conciliar o formato papel e digital, com QR Codes relativos aos locais de interesse e às várias linhas dos TUB que levam os turistas aos pontos de interesse”, explicou.

Populares