País
Trump ligou a Marcelo e elogiou combate português à pandemia
Diplomacia
em

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje ao telefone com o Presidente norte-americano, Donald Trump, que elogiou o desempenho de Portugal e ofereceu toda a ajuda no combate à pandemia de covid-19.
Esta informação consta de uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, segundo a qual “o presidente Donald Trump ligou ao início da tarde ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido abordados, em tom muito cordial, diversos assuntos de interesse bilateral, em particular de natureza económica e da situação internacional”.
De acordo com a mesma nota, “os dois presidentes partilharam a evolução da pandemia covid-19 e a forma como tem sido afrontada a doença e a sua propagação em cada um dos dois países” e, a este respeito, “o Presidente americano elogiou o desempenho português neste surto pandémico e ofereceu toda a ajuda que fosse considerada útil e necessária, o que o Presidente português agradeceu”.
Marcelo Rebelo de Sousa “sublinhou a importância da cooperação internacional e do quadro multilateral das organizações internacionais para enfrentar os desafios comuns, incluindo a prioridade na luta à pandemia e a importância das lições aprendidas” e “os dois presidentes desejaram os maiores êxitos dos dois povos amigos na ultrapassagem da presente situação”, lê-se no comunicado.
A nota publicada no portal da Presidência da República na Internet menciona ainda que nesta conversa telefónica foi “referida a participação de uma empresa portuguesa nos testes científicos nos Estados Unidos da América, para a produção de um medicamento específico”.
Na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa divulgou ter recebido em audiência no Palácio de Belém o presidente executivo da Bial, António Portela, na sequência da aprovação pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano de um medicamento para a doença de Parkinson produzido por esta farmacêutica portuguesa, que deverá começar a ser comercializado nos Estados Unidos da América até ao final deste ano.
A pandemia de covid-19 atingiu 195 países e territórios, registando-se mais de 233 mil mortos e mais de 3,2 milhões de pessoas infetadas a nível global, com cerca de 987 mil doentes considerados curados, segundo a agência de notícias AFP.
Em Portugal, morreram 1.007 pessoas num total de 25.351 confirmadas como infetadas, e 1.647 doentes recuperaram, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença covid-19 é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também
Primeiro-ministro agradece mobilização de portugueses para discussão pública do PRR
Jerónimo de Sousa critica planos para “servir interesses monopolistas”
BE avisa que sem os investimentos necessários reabertura pode gerar nova vaga
Marcelo apresenta condolências pela morte da cientista bracarense Claudina Rodrigues-Pousada
Governo português espera reabrir turismo em maio
Covid-19: Mais 26 mortos, 1.007 infetados e 1.942 recuperados no país
Populares
- BarcelosHá 2 dias
Ladrões apanhados por populares a assaltar armazém em Barcelos vão parar ao hospital
- FutebolHá 12 horas
Futebol distrital de Braga de luto com morte de atleta de 28 anos
- BragaHá 1 dia
Dono de três restaurantes em Braga protesta no Porto: “Estamos fartos de levar no lombo”
- BragaHá 8 horas
Sebastião Alba: O poeta indigente de Braga que morreu na penúria e sem abrigo