Troço espanhol do comboio Celta feito de autocarro nalguns dias de setembro e outubro

Devido a obras em Vigo
Troço espanhol do comboio celta feito de autocarro nalguns dias de setembro e outubro
Foto: CM Viana do Castelo / Arquivo

O percurso do comboio internacional Celta em Espanha vai ser feito de autocarro aos fins de semana de setembro e no primeiro de outubro devido a obras em Vigo, segundo informação das autoridades espanholas enviada à agência Europa Press.

De acordo com informação do gestor da infraestutura Adif (equivalente à Infraestruturas de Portugal) e do operador Renfe (congénere da CP – Comboios de Portugal), a circulação ferroviária estará suspensa entre as estações de Vigo-Guixar e Redondela nos fins de semana de setembro e no primeiro de outubro.

Em causa estão obras de melhoria da infraestrutura e, para as contornar, serão utilizados serviços rodoviários alternativos.

No caso do serviço do comboio internacional Celta, que liga o Porto a Vigo, o percurso entre Vigo e Valença será feito de autocarro nos seguintes dias e trajetos: no comboio Vigo-Porto das 08:58 (hora espanhola) de sábado a segunda-feira, no Porto-Vigo das 08:13 aos sábados e domingos, no Vigo-Porto das 19:56 (hora espanhola) aos sábados e domingos e no Porto-Vigo das 19:10 de sexta-feira a domingo.

Esta alteração no serviço soma-se ao transbordo obrigatório feito em Viana do Castelo desde 17 de agosto, uma medida “excecional e temporária” para permitir “garantir a continuidade do serviço”, disse a CP em comunicado no dia 08 de agosto.

Desde 17 de agosto que o trajeto entre Porto-Campanhã e Viana do Castelo é assegurado por automotoras elétricas UTE 2240, mantendo-se as automotoras UTD 592 no percurso Viana do Castelo – Vigo.

A Renfe garantiu que o comboio internacional Celta, entre o Porto e Vigo, faz um “transbordo simples” em Viana do Castelo e continua com os mesmos horários, adiantando apenas “motivos operacionais” como causa para a mudança no serviço.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre (PS), disse que vai vigiar a implementação “temporária” de transbordo no comboio Celta, prevista até “meados de dezembro”, e reclama investimento na Linha do Minho.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular denunciou a “traição” de fazer alterações ao comboio internacional Celta em agosto, condenando a “má gestão” e garantindo que irá fazer tudo para repor os níveis de serviço transfronteiriços.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Técnico do moreirense pede “seriedade e espírito de sacrifício” ante gil vicente

Técnico do Moreirense pede “seriedade e espírito de sacrifício” ante Gil Vicente

Próximo Artigo
Meliá de viana vai custar 18 milhões de euros

Meliá de Viana vai custar 18 milhões de euros

Artigos Relacionados