Dezenas de colaboradores da empresa Lear Corporation Valença, dedicada à produção contínua de acessórios e componentes para a indústria automóvel, trocaram a fábrica pelos terrenos baldios de Valença, plantando cerca de 1.000 árvores em conjunto com as entidades locais.
A ação decorreu da vontade de reduzir a pegada carbónica e de realizar um convívio entre colaboradores e familiares, e foi apoiada pelo Conselho de Baldios de Fontoura, pela Junta local e ainda pela Câmara de Valença.
Segundo a Junta de Fontoura, esta foi a segunda iniciativa do género realizada com aquela empresa, e decorreu no baldio do Lugar do Paço, junto à EN201, espaço que foi “preparado antecipadamente pelo Grupo de Sapadores 19/111 de Valença e pelos funcionários da Junta de Freguesia de Fontoura”.
As árvores, cerca de 1.000, são autóctones da freguesia, acrescentou a autarquia.
No local, durante a plantação, esteve ainda o Serviço de Proteção Civil e Florestal do Município, representado por Eduardo Afonso, o vereador Arlindo Sousa e colaboradores da Junta de Freguesia.
Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia agradece a “todos os responsáveis e colaboradores da Lear Corporation Valença, por escolherem a nossa freguesia para este tipo de atividade, pelo segundo ano consecutivo, e pelo valioso serviço e exemplo que demostraram hoje em defesa e preservação do nosso Património Natural e Meio Ambiente”.