Trinta jovens portugueses flutuaram hoje como astronautas

Iniciativa criada e promovida pela Agência Espacial Portuguesa
Foto: AEP

A terceira edição da iniciativa Astronauta por Um Dia terminou este domingo, 29 de setembro, na Base Aérea n.o 11, em Beja, com o voo parabólico que permitiu aos 30 jovens finalistas experimentarem a ausência de gravidade, tal como os astronautas vivenciam no Espaço.

Com este evento, Portugal conta agora com 30 novos “astronautas”, somando um total de 91 participantes nas três edições desta atividade única criada e promovida pela Agência Espacial Portuguesa.

Em comunicado enviado a O MINHO, a agência explica que o processo de seleção dos 30 finalistas decorreu “após cinco meses de provas eliminatórias que replicaram, de forma adaptada, o processo de seleção de astronautas profissionais”.

Participaram jovens estudantes do ensino básico e secundário, entre os 14 e 18 anos, provenientes de 13 distritos e das duas regiões autónomas.

Estes, refere a agência, “embarcaram pelas 08:45 no Airbus 310 da francesa Novespace. Entre eles estavam uma aluna de Humanidades e um aluno do ensino profissional de música, exemplo da diversidade das áreas de estudo representadas”.

Depois de cerca de duas horas e a realização de 15 parábolas, os jovens estudantes aterraram com o total de cinco minutos a flutuar dentro do A310.

O objetivo da iniciativa Astronauta por Um Dia é “inspirar e aproximar os jovens portugueses das áreas de conhecimento ligadas ao Espaço, incentivando futuras formações e carreiras não só em disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas também em outras áreas como direito, economia, gestão e artes”.

“A iniciativa Astronauta por Um Dia reflete o compromisso da Agência Espacial Portuguesa em aproximar os jovens portugueses do setor espacial e contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para o seu futuro”, afirma Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, citado na mesma nota.

“Ver o entusiasmo e a evolução destes jovens ao longo destes dias é motivo de grande satisfação para todos nós na agência e uma prova de que investir na educação e formação neste domínio faz toda a diferença. É uma experiência transformadora que acreditamos que terá um impacto duradouro nas suas vidas e também uma aproximação do espaço às suas famílias”, concluiu o responsável.

A Cerimónia de Graduação dos participantes, realizada após o voo, contou com a presença da secretária de Estado da Defesa, Ana Isabel Xavier, do presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, e de altos representantes das Forças Armadas.

O evento teve também a participação do Secretário Regional de Educação da Madeira, Jorge Carvalho, e do secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades dos Açores, Paulo Estevão, reforçando o envolvimento nacional e regional neste projeto inovador.

Os 30 finalistas serão a partir de agora embaixadores da iniciativa, cabendo-lhes divulgar o Astronauta Por um Dia junto do seu agrupamento escolar e da sua comunidade durante o ano letivo 2024/ 2025.

Um papel que foi sublinhado pela secretária de Estado da Defesa, Ana Isabel Xavier: “Ao tornarem-se embaixadores desta iniciativa, levam convosco a responsabilidade de partilhar a mensagem de que o Espaço é, de facto, um domínio de todos, para todos”. Sublinhando o papel que a Força Aérea tem assumido no desenvolvimento do setor espacial, Ana Isabel Xavier afirmou ainda que os 30 Astronautas “são a prova que o Espaço é, por natureza, multidisciplinar, e todos podem contribuir para a narrativa cósmica”.

Esta última fase da iniciativa Astronauta por Um Dia, que se iniciou na passada quinta-feira, foi dedicada à preparação dos finalistas para o voo parabólico, mas também ao desenvolvimento de competências sociais e de comunicação.

Ao longo de três dias, os jovens participaram em atividades como dinâmicas de grupo organizadas pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), sessões de treino e orientação, formação em comunicação e uma sessão de observação astronómica promovida pelo Dark Sky Alqueva. 

“Estas experiências foram fundamentais para desenvolver relações humanas, promover o trabalho em equipa e espírito de grupo. Chegaram como elementos separados, mas saem como membros da Classe 2024 do Astronauta Por um Dia e ainda mais preparados para a experiência de microgravidade”, afirma Marta Gonçalves, gestora de Programas Educativos da Agência Espacial Portuguesa.

A iniciativa, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, conta com o apoio da Força Aérea Portuguesa, da Ciência Viva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e da Missão Continente.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x