Seguir o O MINHO

Famalicão

Trinta e nove finalistas vão ‘lutar’ para vencer o Festival de Vídeo Ecológico de Famalicão

Cerca de 500 projetos de 19 países concorreram ao festival

em

Foto: CM Famalicão

Participantes dos quatro cantos do mundo do Burundi à Índia, do Brasil à Colômbia, da França à Irlanda, submeteram 500 trabalhos à edição deste ano do Bgreen – Festival de Vídeo Ecológico, cuja grande final decorrerá no dia 07 de junho, em Vila Nova de Famalicão.

O júri terá que apreciar os 39 finalistas para depois escolher os vencedores.

“Grande Prémio Bgreen”, “Bgreen Júnior” “Menção Honrosa”, “Melhor Making-Of”, “Prémio do Público” e “Prémio Alphonse Luisier” são as seis categorias a concurso. Os vencedores serão revelados numa gala de entrada livre que terá lugar no auditório do Parque da Devesa, pelas 21:30.

O festival, promovido pela Escola Profissional Oficina, nesta sua nona edição contou com projetos oriundos de 16 países.

“Blue Home” foi o tema escolhido para a edição deste ano do Bgreen.

Originalidade, inovação, impacto social e ambiental foram alguns dos critérios tidos em conta pelo júri do concurso na pré-seleção dos trabalhos.

Segundo nota municipal, “sensibilizar os jovens estudantes do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos, para as questões ambientais é o principal objetivo do Bgreen, que se realiza alternadamente no concelho famalicense e no concelho de Santo Tirso”.

Anúncio

Famalicão

Acidente corta túnel em Famalicão

Túnel da Avenida Carlos Bacelar

em

Foto: BV Famalicenses

Uma colisão entre duas viaturas, ao início desta tarde de sábado, provocou ferimentos numa pessoa e cortou o trânsito no túnel da Avenida Dr. Carlos Bacelar, na cidade de Famalicão.

Segundo informações recolhidas junto dos Bombeiros Famalicenses, a vítima foi transportada para o Hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

O alerta foi dado pelas 13h43, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mobilizando uma ambulância dos Bombeiros Famalicenses e vários voluntários que se encontravam no quartel, a poucos metros do sinistro.

Pelas 14:55 deste sábado, o trânsito encontra-se ainda condicionado naquele túnel devido a limpeza de via efetuada pelos Bombeiros Famalicenses.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Famalicão

Ministro anuncia segundo ‘supercomputador’ do país a ser instalado em Famalicão

Potencia nas áreas de cura e prevenção do cancro, mobilidade, sustentabilidade e previsão climáticas

em

Foto: DR

O ministro da Ciência anunciou esta sexta-feira um segundo supercomputador para Portugal “já em 2020”, que ficará instalado em Vila Nova de Famalicão, onde está o BOB, a primeira máquina do género em Portugal.

Manuel Heitor fez o anúncio durante uma intervenção em Braga, na Universidade do Minho (UMinho), na conferência “Create Knowledge. Foster Change: Towards a New Decade of Joint Achievements”, na qual explicou as vantagens dos supercomputadores, apontando o aproveitamento daquelas máquinas em áreas como cura e prevenção do cancro, mobilidade, sustentabilidade e previsão climáticas.

À margem da conferência, coube ao representante da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Nuno Rodrigues, explicar o processo para instalar o novo supercomputador.

“Está-se a tratar do concurso público para o funcionamento da máquina, o Deucalion. O objetivo é termos a máquina instalada e a funcionar no final de 2020”, reafirmou.

Sobre a supercomputação, Manuel Heitor, apontou o BOB como um “exemplo da supercomputação verde”, explicando que o supercomputador pode ser útil para a busca da cura do cancro, identificação precoce de tumores, previsão do clima e alterações climáticas, ondas de calor ou de frio, entre outras funcionalidades.

O BOB, nomeado assim em honra do seu criador Robert A. Peterson, da Universidade do Texas em Austin (UT Austin), está instalado na freguesia de Riba de Ave, em fase de testes e vai “abrir ao público” em janeiro, adiantou ainda o governante.

A opção de instalar o BOB em Portugal serve ainda com “prova” da capacidade do país no uso de energias renováveis: “A supercomputação tem uma pegada ecológica muito grande, porque as máquinas têm que ser arrefecidas e por isso precisa de muita energia para o ar condicionado”, explicou Manuel Heitor.

“Portugal tem uma tradição importante na integração de energias renováveis e por isso mesmo é que este supercomputador foi instalado em Riba de Ave, num centro da REN, em colaboração com a EDP para novos sistemas e tecnologias para o que é chamado a supercomputação verde, ou seja a supercomputação alimentada a energias renováveis”, finalizou.

Continuar a ler

Famalicão

Bombeiros salvam jovem que se queria matar em Famalicão

Em Oliveira Santa Maria

em

Foto: O MINHO

Os Bombeiros de Riba de Ave conseguiram, esta sexta-feira, demover a intenção de um jovem de 29 de por termo à vida numa conhecida artéria rodoviária em Oliveira Santa Maria, concelho de Famalicão.

Segundo avança a rádio Cidade Hoje, a ocorrência deu-se ao início da tarde, depois do jovem ter alertado uma pessoa próxima de que estaria naquele local para cometer suicídio.

Os bombeiros deslocaram-se imediatamente ao local, conseguindo evitar que o mesmo procedesse com o plano.

Acabou por ser encaminhado para uma unidade de saúde pelos bombeiros.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares