Seguir o O MINHO

Famalicão

Trinta e nove finalistas vão ‘lutar’ para vencer o Festival de Vídeo Ecológico de Famalicão

Cerca de 500 projetos de 19 países concorreram ao festival

em

Foto: CM Famalicão

Participantes dos quatro cantos do mundo do Burundi à Índia, do Brasil à Colômbia, da França à Irlanda, submeteram 500 trabalhos à edição deste ano do Bgreen – Festival de Vídeo Ecológico, cuja grande final decorrerá no dia 07 de junho, em Vila Nova de Famalicão.

O júri terá que apreciar os 39 finalistas para depois escolher os vencedores.

“Grande Prémio Bgreen”, “Bgreen Júnior” “Menção Honrosa”, “Melhor Making-Of”, “Prémio do Público” e “Prémio Alphonse Luisier” são as seis categorias a concurso. Os vencedores serão revelados numa gala de entrada livre que terá lugar no auditório do Parque da Devesa, pelas 21:30.

O festival, promovido pela Escola Profissional Oficina, nesta sua nona edição contou com projetos oriundos de 16 países.

“Blue Home” foi o tema escolhido para a edição deste ano do Bgreen.

Originalidade, inovação, impacto social e ambiental foram alguns dos critérios tidos em conta pelo júri do concurso na pré-seleção dos trabalhos.

Segundo nota municipal, “sensibilizar os jovens estudantes do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos, para as questões ambientais é o principal objetivo do Bgreen, que se realiza alternadamente no concelho famalicense e no concelho de Santo Tirso”.

Anúncio

Famalicão

Cinema ao ar livre está de regresso a Famalicão com a chegada do Verão

20.ª edição da iniciativa decorre de 10 de julho a 21 de agosto com 9 sessões de cinema

em

É uma tradição já com 20 anos do Cineclube de Joane. Com a chegada do Verão, chega também mais uma edição do Cinema Paraíso, programa que integra a exibição de cinema ao ar livre, com entradas gratuitas, durante os meses de julho e agosto, em vários espaços públicos de Vila Nova de Famalicão.

De acordo com informação enviada pela autarquia a O MINHO, este ano, “para além das noites de cinema no Parque da Devesa, o programa deste ano do Cinema Paraíso vai ainda passar por freguesias como São Simão de Novais, Cabeçudos e Lemenhe, com propostas que chegam ao grande público e que prometem surpreender os espetadores, com cinema popular de várias proveniências, do presente e do passado”.

A primeira sessão arranca já no dia 10 de julho, na Devesa, com o filme “Bohemian Rhapsody”. No dia seguinte, dia 11, o filme “Dumbo”, de Tim Burton, é exibido na Praça Jerónimo de Castro, em Novais. Segue-se o filme “Cinema Paraíso”, no adro da Capela de Santa Catarina, em Cabeçudos, no dia 14 de julho. No dia 17, o cinema regressa à Devesa com a exibição do último filme da sequela Missão Impossível – “Missão Impossível – Fallout”. Dia 24 de julho, o Cinema Paraíso passa na Devesa o filme “Homem-Aranha: no universo aranha” e no dia 26, no adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe, o filme “O Rio do Ouro”, do cineasta português Paulo Rocha.

A partir daí todas as sessões decorrem no Parque da Devesa, com a versão portuguesa do filme “Uma Aventura do Outro Mundo” no dia 7 de agosto; “O Carteiro de Pablo Neruda” no dia 14, e “Ou Nadas ou Afundas” no dia 21 de agosto.

Todas as sessões têm início pelas 22:00 horas.

O projeto itinerante de cinema ao ar livre decorre já desde 1999. A partir de 2013, com o Parque da Devesa, o Cinema Paraíso ganhou condições de excelência para a sua realização, acolhendo várias centenas de espetadores.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “a longevidade do Cinema Paraíso, que este ano assinala a sua 20.ª edição, é a prova de que este é um dos programas preferidos dos famalicenses para as noites de Verão”.

Programa

PARQUE DA DEVESA

10 de julho | Bohemian Rhapsody

17 de julho | Missão: Impossível – Fallout

24 de julho | Homem-Aranha: no universo aranha (versão portuguesa)

7 de agosto | Uma Aventura do Outro Mundo (versão portuguesa)

14 de agosto | O Carteiro de Pablo Neruda

21 de agosto | Ou Nadas ou Afundas

ITINERÂNCIA PELAS FREGUESIAS

11 de julho| São Simão de Novais (Praça Jerónimo de Castro) | Dumbo

14 de julho |Cabeçudos (Adro da Capela de Santa Catarina) | Cinema Paraíso

26 de julho |Lemenhe (Adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo) | O Rio do Ouro

Continuar a ler

Famalicão

Duas pessoas sequestradas e um ferido em assalto a casa em Famalicão

Em Riba de Ave

em

Foto: DR/Arquivo

Um empresário de Famalicão ficou ferido na sequência de um assalto na sua habitação na freguesia de Riba de Ave. O homem e uma familiar foram sequestrados pelos quatro ladrões, que queriam roubar o cofre.

Os primeiros socorros foram prestados à vítima pelos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

O alerta foi dado cerca das 18:05 e a GNR tomou conta da ocorrência.

Os assaltantes fugiram sem o cofre, mas levaram 200 euros e estão a ser procurados pelas autoridades, segundo avança o Correio da Manhã.

Continuar a ler

Famalicão

Dono de empresa de segurança de Famalicão detido pela PSP

Crime de segurança ilegal

em

O proprietário da empresa Ovisegur foi hoje detido, em Vila Nova de Famalicão, pelo crime de segurança ilegal.

A notícia foi avançada pela TVI, que acrescenta que Augusto Azevedo, de 52 anos, não tinha alvará para alarmes e rondas e terá burlado cerca de 30 clientes.

A detenção foi levada a cabo pelo Departamento de Segurança Privada da PSP do Porto, encontrando-se o dono da Ovisegur na esquadra de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares