Seguir o O MINHO

Braga

Trincão leiloa camisola para ajudar pequeno Tomás

Solidariedade

em

O futebolista vianense Francisco Trincão disponibilizou uma camisola sua com as cores do Barcelona para angariar dinheiro para ajudar a família do pequeno Tomás, de Braga, a concretizar a ida a clínicas especializadas em Espanha e nos Estados Unidos da América para combater um cancro agressivo.


O leilão está a ser feito através do Instagram e o preço base de licitação é de 150 euros por uma camisola blaugrana autografada pelo craque formado no SC Braga.

O pequeno Tomás, de 7 anos, precisa de ajuda financeira para conseguir fazer um tratamento a um cancro no estrangeiro. Para esse efeito, foi criada uma conta solidária para ajudar os pais, residentes no concelho de Braga.

Os pais explicam que, no passado dia 20 de setembro de 2019, o Tomás foi diagnosticado com um neuroblastoma, um cancro agressivo e invasivo. Passados alguns dias, a 01 de outubro, foi-lhe ainda diagnosticada uma amplificação de MYCN, a forma “mais terrível, agressiva e invasiva de cancro” dentro do neuroblastoma.

Após vários tratamentos em Portugal, tudo parecia estar bem encaminhado para a recuperação do menino, mas, na passada semana, caiu “uma bomba” na vida daquela família, ao perceberem que o mesmo cancro tinha voltado. Agora, resta a esperança de tratamentos em Barcelos e nos Estados Unidos da América, para que o Tomás possa voltar a sorrir.

Os donativos podem ser feitos através do IBAN PT50 0007 0000 0051 0803 9412 3.

 

Anúncio

Braga

Ricardo Rio: Braga perdeu “um profissional exemplar e um amigo de sempre”

Fernando de Sá Menezes faleceu esta segunda-feira

em

Foto: DR

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, manifestou, hoje, em declarações a O MINHO, “profunda tristeza” pela morte do pediatra bracarense Fernando de Sá Menezes. “Perdemos um profissional exemplar, um amigo de sempre, um cidadão dedicado à sua comunidade. Envio sentidas condolências à família e ao imenso rol de amigos, entre os quais que me orgulho de constar”, disse.

Ao que O MINHO soube, o malogrado médico, iria ser, em breve, alvo de uma segunda homenagem pública – a primeira ocorreu há dois anos no Palácio do Raio, e na sua presença – desta vez, em forma de livro, o qual está a ser preparado por Gracinda Oliveira e Eduardo Jorge Madureira, que estão a coligir depoimentos sobre a sua vida e obra. O ilustre clínico faleceu, depois das 18:00, no Hospital de São Marcos, onde estava internado.

Sá Meneses era conhecido e estimado por milhares de famílias da cidade, de cujos filhos cuidou, tendo chegado a dirigir o Hospital de São Marcos de Braga.

Fernando de Sá Menezes, conhecido pediatra de Braga, morreu hoje ao final da tarde

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de ‘A nossa terra’.

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi Médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra. Anos mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos que nove anos depois viria assumir a sua direção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua atividade como profissional de medicina. Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação foi nomeado Diretor do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a Diretor do serviço de pediatria até 1999.

Continuar a ler

Braga

Covid-19: Concelho de Braga com 1.797 casos ativos e mais quatro mortes

Dados locais

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

O concelho de Braga regista hoje 1.797 casos ativos de covid-19, mais 103 do que na passada sexta-feira, data do último balanço publicado por O MINHO.

O município contabiliza agora 6.659 casos desde o início da pandemia, mais 560 nos últimos três dias.

Estes números foram apurados pelo nosso jornal junto de fonte local da saúde às 18:00 desta segunda-feira.

Há ainda mais 453 doentes curados desde ontem, totalizando 4.769 recuperações desde o início da pandemia.

Há 93 óbitos a lamentar, mais quatro em relação a sexta-feira.

Por fim, estão 1.965 pessoas em vigilância ativa, mais 502 do que na sexta-feira.

Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga com 52 profissionais de saúde infetados

Há 140 doentes internados com covid-19

em

Foto: DR

Há 52 profissionais de saúde infetados no Hospital de Braga, unidade que tem atualmente 140 doentes internados com covid-19, avança a RUM – Rádio Universitária do Minho.

O Hospital conta com 114 doentes covid em enfermaria e 26 em cuidados intensivos. O nível 4 do Plano de Contingência foi ativado, disponibilizando “126 camas em enfermaria e 32 em cuidados intensivos, com possibilidade de alargamento”, refere fonte hospitalar à RUM. Portanto, em enfermaria há 12 camas disponíveis e nos cuidados intensivos seis.

A mesma fonte referiu àquela rádio que os 52 profissionais de saúde infetados encontram-se, para além das autoridades de saúde, com acompanhamento contínuo por parte do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital.

Cerca de 20% da atividade programada não urgente já foi desmarcada, “devido ao aumento evidente de número de casos que, inequivocamente, coloca pressão no Hospital”.

Continuar a ler

Populares