O Tribunal de Braga vai julgar a sociedade desportiva (SQUD) do Sporting da Covilhã, o seu antigo guarda-redes Vítor São Bento e um antigo jogador das camadas jovens do Gil Vicente, Rui Boucinha, que estão acusados pelo Ministério Público de três crimes de corrupção desportiva.
A acusação diz que dois antigos diretores desportivos do clube serrano terão tentado comprar atletas do emblema de Barcelos para evitar a descida de divisão na época 2017/2018.
O magistrado acrescenta que um antigo presidente do SC Covilhã, que faleceu recentemente, terá arranjado uma “estratégia de abordagem aos jogadores da equipa do Gil Vicente, de forma a convencê-los a facilitar o seu desempenho no jogo”.
A partida em causa foi a da 37.ª e penúltima ronda da prova, ganha pelo SC Covilhã por 1-0, no terreno dos gilistas, em Barcelos.
Na altura, o Gil Vicente já tinha descido de divisão na Segunda Liga, os serranos lutavam pela manutenção, algo que viriam a alcançar, ao terminarem no 15.º posto com 47 pontos, contra o 19.º e penúltimo dos gilistas, que só fizeram 36 pontos em 38 jornadas.
O União da Madeira (44 pontos), o Sporting B (39 pontos), e o Real Sport Club (31 pontos) foram as outras coletividades despromovidas nessa época.