Seguir o O MINHO

Braga

Tribunal condena Câmara de Braga a pagar por trabalhos a mais no Estádio do Braga

Ao consórcio

em

Foto: DR / Arquivo

O Tribunal Central Administrativo Norte condenou a Câmara de Braga a pagar os “trabalhos a mais” ao consórcio que construiu o Estádio Municipal e que esta é “a sentença final”, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Na reunião de hoje do executivo, Ricardo Rio (PSD/CDS-PP/PPM) apontou que o valor a pagar à ASSOC (Grupo Rodrigues e Névoa, Casais, DST, ABB e três empresas que ficaram insolventes – Eusébios, J. Gomes e FDO) “pode chegar aos 10 milhões de euros”.

“Foi a sentença final, já sem recurso, que condenou também a Câmara Municipal de Braga. Neste caso, embora se trate de um valor a liquidar, há estimativas que apontam que entre o valor e os juros inerentes, pode chegar perto dos 10 milhões de euros”, explicou Ricardo Rio

Segundo afirmou o autarca, o valor a pagar pode levar a uma “situação dramática” para a autarquia “suportar mais este encargo”.

“É incontornável, ainda que neste caso ainda não seja um valor fechado, porque vai ser alvo de confronto entre os peritos de parte a parte”, antecipou, explicando que se iria tentar “diluir ao máximo”.

Do lado da oposição, o PS, pela voz de Artur Feio, referiu que as contas do estádio “ora são umas, ora são outras” e que os números “atirados para a praça púbica” devem ser explicados.

“O presidente da câmara deve ser correto na gestão e na forma como informa os bracarenses que vivem assombrados, quando na verdade os vários milhões devem ser colocados no tempo e na lógica”, disse.

Depois de explicar que o PS “pediu já várias vezes” os relatórios de contas relativos ao estádio, Feio criticou o facto de ainda não terem sido fornecidos aqueles dados.

“Vamos receber isto quando? Quinze dias antes do tal referendo para criar confusão e causar a discórdia. Como é que uma câmara em pleno 2019 não tem a contabilidade. Já em 2010 a Câmara Municipal de Braga foi auditada e depois disso houve uma série de auditorias”, questionou.

Feio afirmou que “a esta altura”, os técnicos da autarquia já deviam ter conhecimentos daqueles valores, tal como o vereador da CDU Carlos Almeida questionou o executivo pelo mesmo motivo.

O Estádio Municipal de Braga foi construído aquando do Euro 2004, desenhado pelo arquiteto Souto Moura, sendo que entre o arquiteto e a autarquia decorre um processo judicial em que Souto Moura pede precisamente mais dinheiro pelo projeto.

O orçamento previsto era de cerca de 65 milhões de euros, sendo que os últimos números conhecidos “atiram para 160 milhões de euros” já pagos pela autarquia.

Ricardo Rio já anunciou, entretanto, um referendo para outubro para questionar a pulação sobre a venda do Estádio Municipal.

Anúncio

Braga

Duas mulheres feridas após queda em escada rolante do BragaShopping

Vítimas com cerca de 80 anos

em

Foto: pt.wikipedia.org / DR

Duas idosas, com cerca de 80 anos, foram socorridas, esta quarta-feira, no BragaShopping, depois de uma queda numa escada rolante daquele complexo comercial.

Segundo disse a O MINHO fonte dos bombeiros, as escadas estariam desativadas no momento da queda, que ocorreu cerca das 15:00 horas, na escada que serve a entrada da Rua de Santo André.

De acordo com a mesma fonte, uma das mulheres terá caído, arrastando uma segunda vítima. Os ferimentos foram ligeiros.

Este tipo de escada tem, por norma, degraus mais altos que o habitual, criando alguns problemas de mobilidade quando param,

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Braga, transportando as vítimas para o hospital local.

 

Continuar a ler

Braga

Condutor detido por atropelar casal no fim do Braga-Sporting

Episódio ocorreu no final do jogo entre o SC Braga e o Sporting

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A PSP deteve na noite de terça-feira, em Braga, um condutor de 39 anos suspeito de atropelar um casal e de tentar atropelar um polícia, anunciou, esta quarta-feira, aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que os factos se registaram pelas 23:00, no final do jogo de futebol entre o SC Braga e o Sporting de Clube de Portugal, para a Taça da Liga.

A PSP diz que um elemento policial que se encontrava a regularizar o trânsito teve conhecimento que um casal tinha sido vítima de um atropelamento e que o condutor da viatura se tentou colocar em fuga.

O agente deu ordem de paragem ao condutor do veículo e este, além de não ter obedecido, “ainda o tentou atropelar”.

O suspeito foi detido e recusou-se a efetuar o teste do álcool.

Foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Bracarense detido na Galiza com duas mil doses de ‘coca’ escondidas no carro

Crime

em

Foto: Guardia Civil

Um bracarense, de 32 anos, foi detido na Galiza, nesta terça-feira, pela Guardia Civil, por suspeitas de ser autor de um crime contra a segurança pública, nomeadamente o transporte de droga, anunciou a policia espanhola.

O homem foi detido na Autoestrada do Atlântico, que liga Portugal ao norte da Galiza, mais concretamente em Vilaboa, Pontevedra, quando seguia no sentido Portugal-Vigo.

Em comunicado, aquela força policial dá conta de uma “atitude suspeita” do condutor quando parado numa operação de fiscalização da Guardia, provocando uma “fiscalização a fundo” da viatura.

“Foram encontrados vários invólucros escondidos no carro que continham pouco mais de duas mil doses de cocaína”, refere aquela autoridade.

O homem, residente em Braga, foi detido e presente ao tribunal de Cangas.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

PASSATEMPO

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

Populares