Seguir o O MINHO

Guimarães

Três turmas em isolamento numa escola de Guimarães

Covid-19

em

Foto: DR

Três turmas da EB 2,3 D. Afonso Henriques, em Guimarães, estão em isolamento profilático depois de alunos terem testado positivo à covid-19.


De acordo com o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, os alunos estão a ter aulas a partir de casa, enquanto a maior parte espera pela testagem levada a cabo pelas autoridades de saúde.

Ainda segundo a mesma fonte, também cinco professores estão em isolamento depois de um docente ter testado positivo ao novo coronavírus.

Anúncio

Guimarães

Lar da Misericórdia em Guimarães com 24 utentes infetados

Covid-19

em

Foto: DR

O Lar Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, conta com 24 utentes que acusaram positivo ao novo coronavírus e que estão numa ala expressamente criada para o efeito, anunciou hoje a Câmara.

Em comunicado, emitido após visita do presidente ao lar, a Câmara acrescenta que a instituição tem mais seis “boxes” para apoio em caso de necessidade de isolamento, numa articulação com a delegada de Saúde.

Segundo o comunicado, a situação de pandemia nos lares de idosos no concelho de Guimarães “está a ser seguida e controlada”.

No comunicado, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, refere que a Proteção Civil municipal disponibilizou “todos os meios logísticos e até suporte financeiro que vier a ser necessário para que as respostas das estruturas de apoio aos idosos no concelho possam ser feitas de forma eficaz”.

O Lar Rainha D. Leonor acolhe 115 utentes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Guimarães

Faz hoje 17 anos que ‘nasceu’ a VMER de Guimarães. E já conta com 30 mil ocorrências

Viatura Médica de Emergência e Reanimação

em

Foto: Facebook de VMER de Guimarães

Foi a 03 de novembro de 2003 que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM começou a operar em Guimarães.

Numa nota publicada na página dedicada à viatura, na rede social Facebook, é indicado que a VMER está “prestes a atingir a sua idade adulta”, com as “mais de 30 mil saídas” que já leva a serem prova da “maturidade”.

Destaque ainda para zero turnos de operacionalidade, ou seja, esteve sempre apta para socorrer a população do concelho e de municípios vizinhos, quando necessário.

Foto: Facebook de VMER de Guimarães

Face aos “tempos difíceis e complicados” para todos, a equipa da VMER decidiu assinalar o aniversário com a partilha de uma foto da viatura com o arco-íris como pano de fundo, numa esperança que tudo corre pelo melhor.

Continuar a ler

Guimarães

Hospital de Guimarães continua “sob pressão”. Autarquia lança campanha

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

O Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, continua sob forte pressão devido aos internamentos registados ao longo das últimas semanas. A conclusão voltou a ser manifestada durante a reunião de proteção civil realizada esta terça-feira.

Face ao aumento de contágios e ao surto que afeta a comunidade, aquela comissão de proteção civil decidiu tentar inverter a situação através de uma “forte campanha de sensibilização”, para tornar cada vimaranense “num agente de saúde pública”.

“É fundamental o apelo à identidade e orgulho vimaranense. Queremos sair deste conjunto de concelhos de risco e para tal devemos passar uma mensagem que cada um de nós é um agente de saúde pública. Temos de fazer esse apelo na vertente pedagógica, através de uma campanha fortíssima de sensibilização, assente nas recomendações de usar máscara, lavar as mãos e cumprir distanciamento social”, apontou o presidente da Câmara de Guimarães.

Durante a reunião foi anunciado a implementação de mais uma estrutura da unidade de rastreio no Multiusos de Guimarães, numa articulação definida entre a Câmara, a ARS Norte e UNILABS, que permitirá a realização de 400 testes diários, ou seja, o dobro do atual.

Numa estreita articulação com as entidades de saúde, Segurança Social, instituições, associações, Juntas de Freguesias, Polícia, GNR, Bombeiros, a autarquia está a criar respostas no combate à pandemia com a manutenção do Estado de Emergência Municipal desde março.

Domingos Bragança considera importante cortar as cadeias de contágio, através da “responsabilidade coletiva”, da “pedagogia” e do sentimento de “todos sermos agentes de saúde pública”.

Entretanto, esta semana vão para o terreno mais três equipas multidisciplinares de suporte comunitário com uma intervenção direta na comunidade, em complemento com as equipas multidisciplinares que já estão a dar resposta nos agrupamentos escolares.

Em Guimarães estão a decorrer ainda os testes de rastreio a todos os funcionários de lares de idosos, em articulação com a Segurança Social, assim como a resposta em instituições que se verificaram surtos através das Brigadas de Emergência.

“Há um reforço dos Equipamentos de Proteção Individual que estão a ser distribuídas pelas instituições e destaque ainda para o aumento da capacidade de camas na Estrutura de Retaguarda Municipal que proporciona o tratamento de pessoas em situação de confinamento ou com necessidade de isolamento profilático, bem como o acolhimento de doentes sem retaguarda familiar”, refere a nota enviada às redações.

Continuar a ler

Populares