Seguir o O MINHO

Valença

Três novas empresas investem cerca de 20 milhões e criam 150 empregos em Valença

Duas de capital espanhol e uma portuguesa

em

Foto: DR/Arquivo

Três novas empresas das áreas de logística e metalurgia vão instalar-se em Valença, num investimento que oscilará entre os 15 e os 20 milhões de euros, criando cerca de 150 novos postos de trabalho, disse hoje fonte autárquica.

Contactada pela agência Lusa, aquela fonte apontou para setembro o início da instalação das três novas unidades.

As três novas unidades, duas de capital espanhol e uma portuguesa, vão ficar situadas no parque empresarial de Valença, onde já adquiriram, à Interminho, sociedade gestora de parques empresariais, cerca de 75 mil metros quadrados de terrenos.

“A crescente dinâmica de instalação de novas unidades industriais no Parque Empresarial de Valença, em Gandra, está a ser acompanhada pela beneficiação das acessibilidades”, explicou, hoje, o município, em nota enviada à imprensa.

No documento, a autarquia da segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, acrescentou estar a “intervir nas vias de circulação e acesso ao parque empresarial, em Gandra, de modo a reforçar a fluidez dos fluxos de trânsito, bem como permitir a sua futura ampliação”.

“Em concurso está já primeira fase da via de ligação do parque empresarial à Estrada Nacional (EN) 13, com um valor base de 330 mil euros. Com esta obra nascerá o principal acesso rodoviário ao parque empresarial com uma nova via entre a estrada de Cerdal e o parque empresarial”.

A empreitada da primeira fase contempla a criação de uma rotunda na Estrada Municipal (EM) 511-2, localmente conhecida por estrada de Cerdal.

Numa segunda fase, sublinhou a autarquia, “esta via terá continuidade até à EN 13, numa intervenção que colocará uma via rápida de acesso desde o Parque ao nó de acessos à autoestrada A3 e às vias do Atlântico, em Espanha”.

Anúncio

Valença

Banda Sinfónica do Exército atua sexta-feira em Tui

No âmbito da eurocidade Tui e Valença

em

Foto: DR/Arquivo

A Banda Sinfónica do Exército Português atua na sexta-feira, pelas 21:30, no teatro municipal de Tui, em Espanha, num concerto de homenagem ao maestro Sousa Morais.

O espetáculo, com entrada gratuita, “realiza-se pela primeira vez, no âmbito da eurocidade Tui e Valença num concerto com a principal banda do Exército português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença”.

A atuação da Banda Sinfónica do Exército “abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre, com mais de 300 obras”.

“O percurso do maestro Sousa Morais começou em 1872, no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença, tendo percorrido Portugal sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor”, especifica o município minhoto.

Continuar a ler

Valença

Viagens de autocarro em Valença grátis à quarta-feira para ligar freguesias à cidade

Programa de Apoio à Redução Tarifária

em

A Câmara de Valença informou hoje que os transportes rodoviários (serviços de carreira) vão ser gratuitos à quarta-feira, entre as freguesias e a cidade.

A medida, segundo aquele município, enquadra-se no Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) e vai ser implementada a partir de quinta-feira e até 15 de dezembro.

A iniciativa “pretende, sobretudo, beneficiar a população que se desloca, à quarta-feira à feira semanal e abrange todos os residentes no concelho de Valença, de qualquer idade.

Os interessados deverão formular o pedido por escrito (formulário disponível nas juntas de freguesia, e associações sociais), para beneficiar do transporte gratuito.

Continuar a ler

Valença

Valença: Romaria em honra da senhora de Faro realiza-se na quinta-feira

Peregrinação e piquenique

em

Foto: DR/Arquivo

A romaria em honra da senhora de Faro, em Valença, vai voltar a cumprir-se, na quinta-feira, com uma peregrinação e um piquenique, informou hoje a câmara.

Em comunicado, o município adiantou que “a peregrinação a pé ao monte de Faro é o ponto alto das celebrações religiosas das Festas de Valença, de devoção a Nossa Senhora do Faro e que atrai muitos peregrinos do norte de Portugal e da Galiza”.

“Centenas de peregrinos participam nesta secular peregrinação penitencial que, às 08:00, sai da igreja da colegiada de Santo Estevão, na cidade, 0 e termina na capela do Faro, no topo do monte, cerca das 11:00”, num percurso de 7,5 quilómetros explica a autarquia.

Para as 11:15, está programada a celebração eucarística, seguida de um “mega” piquenique, no parque de merendas do monte de Faro, sendo que a tradição “manda” que o farnel inclua o cabrito assado no forno a lenha.

Continuar a ler

Populares