Seguir o O MINHO

Ave

Três funcionárias infetadas em escola de Famalicão colocam 90 alunos em casa

Covid-19

em

Foto: MCTU Construtora

Cerca de 90 alunos do Centro Escolar de Antas, em Famalicão, estão desde hoje em isolamento profilático em casa, depois de três funcionários terem testado positivo ao novo coronavírus, disse o diretor do agrupamento.


Em declarações à Lusa, Carlos Teixeira disse que os alunos vão ter ensino à distância, estando o regresso à escola previsto para o dia 26.

“São alunos de duas turmas do 1.º ano e duas do 2.º”, acrescentou.

Ainda segundo o responsável, todos os alunos estão “assintomáticos”.

Outras duas funcionárias que trabalhavam no mesmo piso ficaram também em casa, a cumprir isolamento profilático.

As restantes duas turmas continuam com aulas presenciais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.198 pessoas dos 101.860 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Anúncio

Guimarães

Faz hoje 17 anos que ‘nasceu’ a VMER de Guimarães. E já conta com 30 mil ocorrências

Viatura Médica de Emergência e Reanimação

em

Foto: Facebook de VMER de Guimarães

Foi a 03 de novembro de 2003 que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM começou a operar em Guimarães.

Numa nota publicada na página dedicada à viatura, na rede social Facebook, é indicado que a VMER está “prestes a atingir a sua idade adulta”, com as “mais de 30 mil saídas” que já leva a serem prova da “maturidade”.

Destaque ainda para zero turnos de operacionalidade, ou seja, esteve sempre apta para socorrer a população do concelho e de municípios vizinhos, quando necessário.

Foto: Facebook de VMER de Guimarães

Face aos “tempos difíceis e complicados” para todos, a equipa da VMER decidiu assinalar o aniversário com a partilha de uma foto da viatura com o arco-íris como pano de fundo, numa esperança que tudo corre pelo melhor.

Continuar a ler

Ave

Celorico de Basto investe 452 mil euros para construir rotunda em Gandarela

Obras públicas

em

Foto: Facebook de Joaquim Mota e Silva

A vila de Gandarela vai ganhar “nova vida” com novas obras de arranjo urbanístico para a construção de uma rotunda, próxima à antiga escola primária, foi hoje anunciado.

Através de uma nota publicada nas redes sociais, o presidente da Câmara de Celorico de Basto refere que esta nova obra vai trazer, além do embelezamento do espaço envolvente, uma maior segurança rodoviária e pedonal.

De acordo com o autarca, este investimento ronda os 452 mil euros e já foi lançado o concurso público para poder avançar com a futura rotunda, uma obra há muito desejada pelos habitantes daquela vila.

Continuar a ler

Guimarães

Hospital de Guimarães continua “sob pressão”. Autarquia lança campanha

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

O Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, continua sob forte pressão devido aos internamentos registados ao longo das últimas semanas. A conclusão voltou a ser manifestada durante a reunião de proteção civil realizada esta terça-feira.

Face ao aumento de contágios e ao surto que afeta a comunidade, aquela comissão de proteção civil decidiu tentar inverter a situação através de uma “forte campanha de sensibilização”, para tornar cada vimaranense “num agente de saúde pública”.

“É fundamental o apelo à identidade e orgulho vimaranense. Queremos sair deste conjunto de concelhos de risco e para tal devemos passar uma mensagem que cada um de nós é um agente de saúde pública. Temos de fazer esse apelo na vertente pedagógica, através de uma campanha fortíssima de sensibilização, assente nas recomendações de usar máscara, lavar as mãos e cumprir distanciamento social”, apontou o presidente da Câmara de Guimarães.

Durante a reunião foi anunciado a implementação de mais uma estrutura da unidade de rastreio no Multiusos de Guimarães, numa articulação definida entre a Câmara, a ARS Norte e UNILABS, que permitirá a realização de 400 testes diários, ou seja, o dobro do atual.

Numa estreita articulação com as entidades de saúde, Segurança Social, instituições, associações, Juntas de Freguesias, Polícia, GNR, Bombeiros, a autarquia está a criar respostas no combate à pandemia com a manutenção do Estado de Emergência Municipal desde março.

Domingos Bragança considera importante cortar as cadeias de contágio, através da “responsabilidade coletiva”, da “pedagogia” e do sentimento de “todos sermos agentes de saúde pública”.

Entretanto, esta semana vão para o terreno mais três equipas multidisciplinares de suporte comunitário com uma intervenção direta na comunidade, em complemento com as equipas multidisciplinares que já estão a dar resposta nos agrupamentos escolares.

Em Guimarães estão a decorrer ainda os testes de rastreio a todos os funcionários de lares de idosos, em articulação com a Segurança Social, assim como a resposta em instituições que se verificaram surtos através das Brigadas de Emergência.

“Há um reforço dos Equipamentos de Proteção Individual que estão a ser distribuídas pelas instituições e destaque ainda para o aumento da capacidade de camas na Estrutura de Retaguarda Municipal que proporciona o tratamento de pessoas em situação de confinamento ou com necessidade de isolamento profilático, bem como o acolhimento de doentes sem retaguarda familiar”, refere a nota enviada às redações.

Continuar a ler

Populares