Neste Artigo
Setembro foi moderadamente mais fresco e mais chuvoso no Minho que o normal. No entanto, o Centro de Estudos Climáticos do MeteoFreixo, de Ponte de Lima, salienta que foi um mês seco “camuflado” por um evento extremo de chuva.
“Na verdade, estes valores de média mensal, escondem a irregularidade quer da temperatura, quer da precipitação, ao longo período em análise. No meio de longos períodos secos, surgiram períodos curtos com muita chuva. Também no meio de temperaturas relativamente amenas, registaram curtos episódios de dias extremamente quentes e frios”, salienta o relatório mensal assinado por Pedro Machado.
Termograma de agosto de 2024
De acordo com a mesma fonte, setembro registou episódios de calor extremo nos dias 16 e 17 com valores médios de 24ºC e que contribuíram para a vaga de incêndios, também na região Minho. Por outro lado, setembro também teve dias bastante frescos com temperaturas médias de15ºC ou até menos como foi o dia 6 (13,7ºC).
Os dados médios da estação meteorológica do Freixo registaram um valor médio 18,5ºC, portanto 0,9ºC abaixo da normal do mês (19,4ºC).
Pluviograma de agosto 2024
Ao nível da pluviosidade, os 138 mm de acumulado mensal, 67% acima da normal, escondem o regime muito irregular com longos períodos secos e curtos episódios de precipitação.
“Esta evidência é comprovada com os 71 mm do dia 26 (metade do total de precipitação caída no mês), quase tanto como a normal mensal (83 mm). Este evento de precipitação extrema resultou em algumas inundações urbanas e pequenas derrocadas”, salienta o relatório.
O regime de extrema pluviosidade num período temporal muito curto é evidente durante três dias (entre 24 e 26 de setembro), tendo chovido 80% do total caído no mês de setembro. Ou seja, em três dias choveram 110 mm dos 138 mm caídos neste setembro de 2024.
Análise comparativa
Segundo o gráfico termopluviométrico de 2024, setembro acabou por ser chuvoso devido a 80% (110 mm) do valor total ter caído em três dias da 4ªsemana. Outra curiosidade foi a precipitação acumulada de setembro ter sido superior a abril, portanto, pouco comum.
Em termos relativos, setembro de 2024 foi classificado de moderadamente fresco e chuvoso, embora salvaguardando o regime de pluviosidade bastante irregular. Aliás, setembro foi o mês do ano com o maior desvio térmico negativo.
Segundo o gráfico de dispersão, setembro está no lote dos quatro meses de 2024, moderadamente frescos e chuvosos, devido a eventos meteorológicos extremos já aqui abordados.
Previsão da primeira quinzena de outubro
Para a primeira quinzena de outubro na região Minho, o MeteoFrixo prevê tempo instável com passagem de superfícies frontais e que vão trazer alternâncias entre dias de sol e chuva.
As temperaturas também vão variar pouco, geralmente dentro dos valores médios para época e com máximas a variar entre 20 a 25ºC.
A segunda semana será mais fresca e ventosa.