Três concelhos do distrito de Braga com risco elevado de incêndio

Incêndios
Três concelhos do distrito de braga com risco elevado de incêndio

Três concelhos do distrito de Braga apresentam hoje um risco elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco elevado estão os concelhos das chamadas Terras de Basto, no interior minhoto: Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto.

De acordo com o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio elevado em vários concelhos do continente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Faro e Setúbal sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior norte e centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos, em especial nas regiões montanhosas.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado na costa sul do Algarve, temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante leste, por vezes com rajadas até 55 quilómetros por hora, enfraquecendo temporariamente durante a tarde.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 14 graus Celsius (na Guarda) e os 22 (em Viana do Castelo) e as máximas entre os 26 (na Guarda) e os 35 (em Santarém e Setúbal).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Federação de nadadores-salvadores alerta para aumento de mortes por afogamento

Federação de nadadores-salvadores alerta para aumento de mortes por afogamento

Próximo Artigo
Mulher que caiu em cascata no gerês teve de ser operada de urgência

Mulher que caiu em cascata no Gerês teve de ser operada de urgência

Artigos Relacionados