Seguir o O MINHO

Braga

Três casos de covid e turma em isolamento no colégio da Misericórdia de Vila Verde

Encarregado de educação também está infetado

em

Foto: Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde

Além de um professor, também uma criança e um funcionário testaram positivo à covid-19 e uma turma encontra-se em isolamento no Colégio Dom João Aboim, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. Entretanto, um encarregado de educação também testou positivo, levando ao isolamento de duas crianças numa outra turma.

A informação é adiantada em comunicado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, após ser questionada, novamente, pela situação epidemiológica naquele estabelecimento de ensino.

A Misericórdia refere que detetou “um teste positivo num docente e um teste positivo num auxiliar de ação educativa, ambos sem ligação e com fontes de contágio externos”.

“Após conhecimento desses casos, e a título particular, a Instituição testou todo o corpo docente e toda a equipa de auxiliares, sendo todos os resultados negativos. A Autoridade de Saúde, após avaliação de ambas as situações, considerou que as condições de segurança não estavam comprometidas, pelo que decretou a continuidade do normal funcionamento do Colégio (alunos e profissionais)”, refere o comunicado.

Depois, uma criança testou positivo, tendo sido “de imediato” dado conhecimento à Autoridade de Saúde, que “determinou o isolamento profilático de todas as crianças dessa turma, com realização de teste, mantendo, no entanto, as restantes turmas em regime de aulas presencial”.

“Entretanto, fomos informados pela Autoridade de Saúde que um familiar/encarregado de educação de uma criança doutra turma testou positivo (contágio externo), pelo que, foi decretado pelas autoridades de saúde o isolamento profilático de duas crianças (familiares do encarregado de educação que testou positivo)”, acrescenta a Misericórdia de Vila Verde.

“Estamos em contacto permanente com as autoridades de saúde, e neste momento, em segurança, temos indicação da mesma para manter o Colégio em funcionamento, com regime presencial de aulas (apenas aquela turma a cumprir isolamento profilático), sem registo, até à data, de qualquer outro caso positivo”, destaca a instituição, garantindo que “tem mantido contacto diário com todos os encarregados de educação, informando-os de todos os acontecimentos e decisões tomadas pela Autoridade de Saúde”.

Recorde-se que, na quarta-feira, a O MINHO o provedor da instituição, Bento Morais, tinha afirmado que um professor tinha testado positivo à covid-19, sem dar mais pormenores.

Populares