Seguir o O MINHO

Braga

Covid-19: Treinador da Academia de Patinagem de Braga infetado

Direção já tinha suspendido treinos após um primeiro caso

em

Foto: DR

Depois de uma jovem atleta ter contraído o novo coronavírus, ontem, foi a vez de a Direção da Academia de Patinagem de Braga anunciar que um treinador também está infetado, desconhecendo-se onde contraiu a doença.

Conforme O MINHO noticiou, a Academia suspendeu, na sexta-feira, os treinos dos 100 jovens atletas, a maioria raparigas, que a frequentam, na sequência do aparecimento de um caso de covid-19 numa atleta. O vírus terá sido contraído pela jovem no seio da família, já que o pai tinha ficado infetado, dias antes.

Agora, a Academia informou a Equipa de Saúde Pública da Unidade de Saúde de Braga na pessoa da Delegada de Saúde, a qual irá contactar com os encarregados de educação de todos os atletas, logo que possível.

Academia de Patinagem de Braga suspende treinos após jovem ter contraído covid-19

A suspensão dos treinos foi determinada, em conjunto, pela direção da Academia e pela Equipa de Saúde Pública da Unidade de Saúde de Braga, e inclui a limpeza e higienização de todos os espaços, materiais e equipamentos utilizados durante a prática do desporto. Os treinos decorriam no pavilhão desportivo de Adaúfe.

Dois pais disseram a O MINHO que a Presidente Teresa Cunha só tomou medidas, tardiamente, dois dias depois de ser conhecido o caso da atleta e mantendo os treinos apesar disso, e após visita da Autoridade Local de Saúde, o que esta nega, terminantemente.

“No dia em que soubemos da hipótese de a atleta estar infetada contactámos, na hora, a Linha de Saúde 24 e seguimos as suas orientações. E avisámos os pais. Quando a infeção se confirmou, a delegação de saúde combinou connosco a suspensão dos treinos e a desinfeção, que já pedimos à Proteção Civil municipal”, disse a dirigente, lamentando que “haja quem tente estragar o trabalho voluntários que se faz diariamente para satisfação e bem-estar de 100 jovens”.

Ao que O MINHO soube, alguns dos jovens atletas, sobretudo os que estiveram em contacto com a colega em causa, recolheram a causa, em quarentena.

Populares