Seguir o O MINHO

Guimarães

Travel & Hospitality Awards: Spa em Guimarães vence prémio em Inglaterra

Na categoria Excelência no Tratamento para Spas.

em

Foto: Divulgação

A empresa de Guimarães “Ponha Aqui o Seu Pezinho”, spa dedicado à massagem e reflexologia nos pés ao estilo oriental, conquistou o prémio Travel & Hospitality Awards, em Inglaterra, na categoria Excelência no Tratamento para Spas.

“Se a nomeação já nos tinha deixado bastante satisfeitos, agora estamos sem palavras. É sinal de que estamos a ir pelo bom caminho”, disse Vanessa Amaro, uma das proprietárias do spa, ao site Plataformamedia.

A empresa utiliza os conhecimentos ancestrais da arte da massagem nos pés e da reflexologia podal, e inspirado na filosofia dos spas tradicionais nos países do Sudeste Asiático.

Anúncio

Guimarães

Mulher diz ter sido agredida na rua em Guimarães

Durante a madrugada

em

Foto: Divulgação / PSP

Uma mulher, de 27 anos, terá sido alegadamente agredida na via pública, na madrugada desta segunda-feira, em Guimarães.

Segundo disse a O MINHO fonte dos bombeiros, a vítima queixava-se de várias agressões, apresentando ferimentos ligeiros. Depois da alegada agressão, na rua da Malhadoura, na Polvoreira, terá sido a própria vítima a deslocar-se a uma esquadra da PSP para pedir auxílio, tendo a ocorrência sido registada pelas 05:30 da manhã.

Para o local foi disponibilizada uma viatura de assistência médica, que mais tarde terá transportado a vítima para a urgência do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Até ao momento não são conhecidas as causas da alegada agressão.

 

 

 

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães vai ter uma estátua a representar a imagem de Vímara Peres

Fundador de Guimarães

em

Estátua de Vimara Peres no Porto. Foto: DR / Arquivo

Guimarães vai ter uma estátua a representar a imagem de Vímara Peres, que fundou a cidade de Guimarães (Vimaranes),200 anos antes do nascimento de D. Afonso Henriques, a que deu o seu nome, anunciou este sábado o presidente da Câmara, Domingos Bragança, durante a apresentação do livro “Religare”, do escultor Dinis Ribeiro, que será o autor da obra de arte.

Vímara Peres foi o fundador de um pequeno burgo fortificado designado por Vimaranis (derivado do seu próprio nome), que com o decorrer dos tempos, por evolução fonética, deu lugar a Guimarães, tendo sido o principal centro governativo do Condado Portucalense.

Domingos Bragança explicou que a escolha de Dinis Ribeiro para realizar esta escultura é sinal do “reconhecimento” pela obra do escultor vimaranense e que atingiu já uma ampla dimensão nacional.

“Em Guimarães temos uma história feita futuro, nesta religação do passado ao presente e do presente ao futuro e com esta escultura de Vímara Peres estamos a religar e homenagear o iniciador do burgo de Guimarães”, frisou.

Foto: Divulgação

A sessão de apresentação do catálogo da exposição de escultura “Religare”, de Dinis Ribeiro, decorreu na Plataforma das Artes e da Criatividade, com as presenças de Fernanda Ribeiro, diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a vereadora da Cultura de Guimarães, Adelina Pinto, o curador da exposição, Delfim Sousa, entre outros convidados.

A exposição “Religare” foi inaugurada em maio do ano passado, no âmbito do centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com o apoio do Município de Guimarães, e contempla uma mostra de arte pública com seis núcleos expositivos das unidades de conhecimento da história do centenário da FLUP.

A diretora da FLUP destacou a “exposição simbólica” e sublinhou na sua intervenção que “foi um gosto ter acolhido esta exposição, num ano especial, em que assinalamos os 100 anos da criação das Letras na Universidade do Porto. Uma das missões da faculdade é a ligação à sociedade e nada melhor que a ligação entre as letras e a arte para criar estes laços e partilhar a ciência que produzimos para a sociedade”, referiu Fernanda Ribeiro.

Dinis Ribeiro agradeceu o apoio da Câmara de Guimarães pela “forma como tem retribuído no apoio aos artistas vimaranenses”, destacando ainda a colaboração de todos os que contribuíram na elaboração desta exposição.

Natural de Rendufe, Guimarães, Dinis Ribeiro tem formação na área da cantaria e da talha e desenvolveu uma profícua atividade artística na área da escultura. Tem arte pública espalhada em várias regiões do território nacional e ainda em Espanha e França, contando com várias exposições em Portugal, nomeadamente em galerias de arte, museus e monumentos nacionais.

Continuar a ler

Guimarães

Cafés em Guimarães para combater as demências

“Café Memória”

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A 49.ª sessão do Café Memória de Guimarães terá lugar na Escola Francisco de Holanda, este sábado, voltada para o tema “O Alzheimer na lógica da Gerontologia”, foi hoje anunciado.

Terá como palestrante Alessandra Ruão, gerontóloga e possuidora de diversificadas competências úteis aos doentes e cuidadores de Alzheimer.

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos respetivos familiares, cuidadores e aos demais interessados na matéria.

A organização pretende criar “um momento de troca de experiências que contribua para o apoio solidário entre pares”.

Estas sessões decorrem num contexto informal, acolhedor, reservado e seguro, sempre com a colaboração de profissionais de saúde ou de ação social e assume-se já como um projeto de referência a nível nacional.

A sessão decorre entre as 10:00 e as 12:00, com entrada gratuita.

Continuar a ler

Populares