Uma mulher foi às urgências do Hospital Terra Quente, em Mirandela, distrito de Bragança, queixando-se de dor nas costas e acabou por, inesperadamente, dar à luz, na segunda-feira. Garantiu não saber que estava grávida.
Segundo o Jornal de Notícias (JN), o parto foi realizado por um médico e uma enfermeira que estavam de serviço naquela unidade hospitalar privada, onde não existe maternidade nem valência neonatal.
O recém-nascido, ainda que prematuro, encontrava-se estável, assim como a mãe, tendo ambos sido encaminhados para uma unidade especializada, adianta a mesma fonte.
O caso aconteceu, pouco depois das 05:00 de segunda-feira, quando a mulher, de 33 anos, de Valpaços, deu entrada no serviço de urgência.
“As queixas que apresentava eram de fortes dores nas costas. A nossa primeira suspeita recaiu numa cólica renal e pedimos para colher urina para análise. Quando saiu da casa de banho, vinha a sangrar”, contou ao JN a enfermeira Daniela Ribeiro, que estava de serviço nessa madrugada, juntamente com o médico Ramos Pinto.
Perante a situação, avançaram para o trabalho de parto: “O médico ligou para o INEM a informar que tínhamos uma grávida em trabalho de parto, que desconhecia o tempo de gravidez. E então fizemos o parto. Quando chegaram os bombeiros, já estava a bebé cá fora, já chorava, a respirar, e estava o doutor a remover a placenta”.
Ainda segundo a enfermeira, a mulher “disse que não sabia que estava grávida”. “Aliás, quando lhe perguntámos se estava, disse que não”, vinca Daniela Ribeiro, que se viu pela primeira vez confrontada com uma situação do género.
Foram acionados os Bombeiros de Mirandela, a ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) do INEM e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Macedo de Cavaleiros, dado que foi necessária reanimação neonatal.
Mãe e recém-nascido foram transportados para a unidade de neonatologia do Hospital de Vila Real. Ainda de acordo com aquele jornal diário, após ser estabilizado, o bebé foi encaminhado para o Centro Materno Infantil do Norte, no Porto, onde está a receber acompanhamento especializado.