Carlos Sá, atleta de Barcelos da Berg Outdoor, acaba de alcançar o 4º lugar no Tor des Géants, uma das provas mais duras do mundo de corrida em montanha, com 330 quilómetros e 25 mil metros de desnível positivo que se realiza nos Alpes italianos.
O atleta português concluiu a prova com o tempo de 80 horas, 20 minutos e 24 segundos, naquela que foi a melhor classificação de sempre de um português na prova.
Numa corrida pautada por um ritmo muito elevado, o espanhol Javi Dominguez foi o vencedor desta edição do Tor des Géants, com o tempo de 67 horas, 52 minutos e 15 segundos, pulverizando o tempo mais rápido da prova, que pertencia ao seu compatriota Iker Carrera desde 2013, quando ganhou com o tempo de 70h04m15s.
O italiano Oliviero Bosatelli foi segundo classificado, também com um tempo abaixo do anterior recorde do percurso, ao concluir em 69h16m19s, e o também italiano Andrea Macchi alcançou a terceira posição, com 74h51m14s.
Apenas uma semana após a sua partição no Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) – prova onde foi obrigado a abandonar depois de ter perdido a visão e de ter sofrido várias quedas que lhe originaram uma lesão ao nível do quadricípite – Carlos Sá manteve-se nos Alpes, alcançando um grande resultado numa prova que desde a sua criação, em 2010, se tem convertido como uma das corridas de trail mais emblemáticas a nível mundial.
Esta edição contou com mais de 860 participantes inscritos, onde se destacava o forte contingente italiano (383) e francês (145), além da presença de 4 atletas portugueses.
Recorde-se que Carlos Sá venceu recentemente o Trail Hauts Forts, realizado nos Alpes franceses, prova com 51 quilómetros e 3.800 metros de desnível positivo, que se enquadrou no âmbito da sua preparação para o Ultra Trail du Mont Blanc e para o Tor de Géants.