Mais de duas dezenas de bois das raças cachena, minhota e barrosã vão desfilar, no domingo, pela principal artéria da vila de Arcos de Valdevez numa tradição pascal com mais de sete décadas.
“Manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos daquela quadra”, explicou, esta quarta-feira, o vereador da Cultura da Câmara de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), em parceria com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e vários talhos e produtores do concelho.
“É uma forma de divulgarmos o nosso património cultural e de dinamizarmos a economia local, desde os produtores, ao comércio, à restauração e hotelaria, porque são milhares as pessoas que vêm assistir a esta tradição”, adiantou.
Com mais de sete décadas, “a tradição nasceu por iniciativa dos proprietários de talhos estabelecidos na sede de concelho, para darem a conhecer os bovinos que seriam abatidos por alturas da Páscoa”.
Olegário Gonçalves referiu que, “apesar de alguns interregnos, a tradição foi retomada pelo atual executivo e vai realizar-se no domingo pelo terceiro ano consecutivo”.
Os 24 bois que este ano vão desfilar vão estar em exposição, a partir das 10h30, no parque da Ponte Nova.
Os animais são engalanados a preceito para participar no desfile dos Bois da Páscoa que vai começar às 15h00 e que será acompanhado por vários ranchos folclóricos do concelho, trajados a rigor e que recriaram um ambiente de festa.
Fique a par das Notícias de Arcos de Valdevez. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui