A freguesia de Longos Vales, em Monção vai cumprir, no domingo, uma tradição antiga, o “Levantar o Pau” que assinala o arranque das festividades em honra de São João Baptista, informou hoje a câmara local.
A tradição, marcada para o lugar do Mosteiro, às 15:30, é organizada por uma “quadra” – conjunto de vários lugares da aldeia que, a cada ano, tem a responsabilidade de organizar a festa em honra de São João Baptista, dias 23 a 24 de junho.
Inicialmente, só os homens é que levantavam o pau, mas a rivalidade crescente entre as “quadras”, para “levantar um pau cada vez maior”, e a curiosidade que a mesma vem despertando na região, acabaram por abrir a tradição a todos quantos queiram participar.
O pau, um eucalipto com entre 25 a 34 metros de altura, pintado às cores, “é levantado com a ajuda de quatro cordas interlaçadas, puxadas pelos elementos da “quadra” e pela população. Uma vez levantado é enterrado para se manter hasteado até final do ano.
A tradição cumpre-se cerca de três semanas antes da romaria, sendo que depois de ser levantado, o pau é enterrado junto ao mosteiro de São João Baptista, padroeiro de Longos Vales.
O pau é levantado sempre no primeiro ou segundo fim-de-semana de junho para anunciar as festas em honra do padroeira, mas fica enterrado até 31 de dezembro.
É retirado nesse dia porque no dia 01 de janeiro do novo ano já entra outra “quadra” para tomar conta da festa.