Trabalhadores das Misericórdias estão hoje em greve

E têm manifestação convocada
Trabalhadores das misericórdias estão hoje em greve
Foto: Sindicato Hotelaria Norte / Arquivo

Os trabalhadores das Misericórdias estão hoje em greve, tendo sido convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) para uma manifestação em frente ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

Em protesto por a União das Misericórdias ainda não ter apresentado uma proposta de atualização da tabela salarial para 2025, os trabalhadores e ativistas sindicais irão concentrar-se primeiro perto da sede da UMP, seguindo depois para o MTSSS.

Pretendem ser recebidos por representantes dos secretários de Estado do Trabalho e da Ação Social e da Inclusão, tal como aconteceu no dia 24 de julho, quando estava marcada uma reunião do CESP com a UMP de negociação salarial, em sede de conciliação, e que esta última entidade adiou para 09 de setembro.

Célia Lopes, dirigente do CESP, disse à agência Lusa que pretendem esclarecimentos por parte do Governo sobre a sua intenção de revogar uma portaria de 2022, que uniformiza as condições de trabalho dos trabalhadores do setor social, anunciada no Boletim de Trabalho e Emprego em julho.

O CESP defende a uniformização, uma vez que o financiamento é igual para UMP, Confederação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS) ou União das Mutualidades Portuguesas.

Segundo a sindicalista, se a portaria do Governo entrar em vigor haverá “um retrocesso muito grande”.

Além disso, pretendem dar conta da informação que tiveram de que a UMP chegou a acordo sobre os salários com sindicatos da central sindical UGT – União Geral de Trabalhadores, no final de julho.

A Misericórdia de Tomar anunciou o acordo a 31 de julho, adiantou Célia Lopes.

O CESP é afiliado noutra central sindical, a CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pensionistas recebem hoje a reforma com as novas tabelas do irs

Pensionistas recebem hoje a reforma com as novas tabelas do IRS

Próximo Artigo
Temperaturas voltam a subir no fim de semana. Minho vai chegar aos 41 graus

Temperaturas voltam a subir no fim de semana. Minho vai chegar aos 41 graus

Artigos Relacionados