Trabalhadores da Bosch em Braga fazem greve na sexta-feira

Por 24 horas

Os trabalhadores da Bosch em Braga estarão em greve, esta sexta-feira, por 24 horas, com o objetivo de reivindicar melhorias salariais e contestar a “discriminação” na aplicação de direitos.

A greve é convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE-Norte) para protestar “face aos escassos aumentos salariais e à gritante discriminação na aplicação destes por parte da empresa, que insiste em desvalorizar os salários dos trabalhadores mais antigos e discriminar em direitos (a exemplo a não aplicação de diuturnidades) aos trabalhadores mais novos”.

O SITE queixa-se ainda da “falta de resposta às propostas do Sindicato que tem vindo ao longo dos anos a chamar a atenção para estas matérias”. “Os trabalhadores entendem dar um sinal de descontentamento face à revolta que sentem com tal discriminação”, refere comunicado enviado a O MINHO.

“Entenda-se que estamos a falar de uma multinacional, com mais de mil milhões de faturação no polo de Braga, que recebe habitualmente dinheiros públicos e que, insiste em desconsiderar quem lhe produz a riqueza, trabalhadores estes que hoje, face à perda de poder de compra, vêm os seus rendimentos mingar a cada mês assim como uma aberrante desvalorização das carreiras, da dedicação e experiências acumuladas”, salienta o SITE.

O Sindicato afirma ainda que “os horários desregulados, os ritmos intensos de trabalho, a retirada de direitos às novas gerações, os baixos salários praticados e a pressão exercida sobre os trabalhadores tem, não só afastado trabalhadores da empresa, como desgastado quem, com mais ou menos tempo de casa, sempre zelou e pautou o seu trabalho com profissionalismo”.

“Assim, os trabalhadores irão cumprir a greve na totalidade do seu horário de trabalho”, garante o comunicado.

O MINHO contactou a Bosch, que não quis reagir ao anúncio de greve.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados