A Islândia venceu a Suécia por 73-70, na noite de quinta-feira, no encontro inaugural do Torneio Internacional de Braga, de preparação para a fase final do Europeu de 2025, no qual também participa a seleção das ‘quinas’.
No Fórum Braga, Jón Axel Gudmundsson, com 16 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências, e Martin Hermannsson, com 14 pontos e quatro assistências, lideraram o conjunto islandês.
Nos suecos, que lideravam por 67-66 a 1.33 minutos do final, destaque para os 18 pontos de Pelle Larsson, que falhou, em ‘cima da buzina’, o ‘triplo’ que teria levado o jogo para prolongamento.
Na sexta-feira, a Islândia pode selar o triunfo no torneio, caso vença a seleção lusa, num jogo com início às 20:30 e que será o quarto de preparação de Portugal para o Eurobasket2025. O quinto está agendado para sábado, pelas 18:00, face aos suecos.
A formação das ‘quinas’ esteve na semana passada em Espanha, onde venceu a seleção principal espanhola, campeã europeia em título, por 76-74, antes de perder com a Espanha B, por 64-63, ainda em Málaga, e com a Argentina, por 84-70, em Madrid.
No Eurobasket2025, a formação das ‘quinas’ vai defrontar a Sérvia, a coanfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Os comandados de Mário Gomes defrontam em seguida os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (01 de setembro) e os estónios (03 de setembro).
Por seu lado, a Islândia está no Grupo D, com a anfitriã Polónia, França, Eslovénia, Bélgica e Israel, enquanto a Suécia competirá no Grupo B, com Finlândia, que joga em casa, Alemanha, Lituânia, Montenegro e Grã-Bretanha.
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.