Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Tornado no mar ao largo de Viana do Castelo

Fenómeno meteorológico

em

Foto: Redes sociais

O mau tempo que se tem feito sentir ao longo desta quinta-feira provocou um fenómeno meteorológico pouco habitual em Viana do Castelo. Um tornado no mar foi avistado ao largo de várias praias, como de Afife, Carreço ou da Areosa.

O momento foi registado por vários populares, causando até alguma apreensão, mas os ventos fortes que se fizeram sentir na formação do fenómeno acabaram por não interferir com a zona costeira.

Foto: Rui Silva / Facebook

Foto: Susana Pereira / Facebook

O MINHO contactou o Comando Distrital de Proteção e Socorro de Viana, com esta fonte a referir que, pelas 19:10, não há registo de qualquer incidente. O tornado terá durado alguns minutos e decorreu cerca das 18:30.

Foto: Rosa Barros / Facebook

Esta não foi a primeira vez que este tipo de fenómeno surpreendeu ao largo das praias. Em 2018, um “duplo tornado” foi avistado no mês de março, não provocando estragos.

Tornado no mar em Viana do Castelo

O MINHO contactou o Instituto Português de Mar e Atmosfera para confirmar o fenómeno. De acordo com Ricardo Tavares, meteorologista, hoje era um dia em que as condições seriam propícias para a formação de tornados de mar, e até em terra.

“É uma situação que não acontece todos dias, mas existe alguma frequência na formação destes tornados de água”, disse o especialista, indicando que há relatos de ter ocorrido fenómeno semelhante em Sesimbra.

“Hoje poderia acontecer tornados em terra, havia condições para isso, mas não temos, para já, registo de nenhum”, finalizou.

(notícia atualizada às 19h41 com informações recolhidas junto do IPMA)

EM FOCO

Populares