Seguir o O MINHO

Desporto

Tóquio2020: Rui Bragança perde primeira ronda mas ainda pode ser repescado

Jogos Olímpicos de Verão

em

Foto: Twitter

O lutador de taekwondo Rui Bragança perdeu esta madrugada na primeira ronda da categoria de -58 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, por 24-9 frente ao espanhol Adrian Vicente Yunta, que, se chegar à final, ainda pode ajudar o português.

O sonho olímpico do vimaranense de 29 anos, nono favorito do torneio, é complicado, porém não está completamente perdido, uma vez que se o seu adversário, sete anos mais novo e oitavo do ranking, atingir a final, Rui Bragança poderá ser repescado e até alcançar o bronze, caso vença mais dois combates.

No Makuhari Messe Hall A, o único representante luso no taekwondo até começou melhor, aplicando um pontapé no tronco que lhe valeu dois pontos, contudo o rival espanhol reagiu bem e no fim do primeiro de três combates de dois minutos já liderava por 4-2.

Aos oito segundos do segundo ‘round’, o treinador Pedro Campaniço protestou a validação de um toque na cabeça (três pontos), mas de nada valeu: Adrian estava mais ativo e foi reforçando a vantagem que duplicou, aos 16-8.

Rui Bragança tinha agora somente dois minutos para reverter uma grande diferença e contrariar uma estratégia com a qual não se estava a dar bem, o que não conseguiu, permitindo, até, que a mesma fosse dilatada, no período mais desequilibrado (8-1).

Sem saber ainda se a sua participação olímpica já foi concluída, o atleta admite regressar ao hotel e, caso o seu rival chegue à final, voltar ao ringue de competição para tentar os dois triunfos que lhe dariam uma das duas medalhas de bronze.

No Rio’2016, Rui Bragança venceu um combate e acabou em nono lugar.

Já Catarina Costa passou para os quartos-de-final no torneio de Judo, na categoria de -48 kg, após vencer a azeri Aisha Gurbanli, na competição a decorrer no Nippon Budokan. Na segunda ronda, a judoca portuguesa, de 24 anos, que está colocada na poule C, vai defrontar a chinesa Yanan Li (22.ª)

Os remadores Pedro Fraga e Afonso Costa terminaram em terceiro e vão disputar uma repescagem para aceder às meias-finais de double-scull ligeiro. A prova de repescagem disputa-se no domingo (25), pelas 02:00 (hora portuguesa).

Notícia atualizada às 04h45 com mais informação.

Populares