Seguir o O MINHO

Desporto

Tóquio2020: Emanuel Silva aponta Fernando Pimenta como principal favorito às medalhas

Jogos Olímpicos

em

Emanuel Silva e Fernando Pimenta conquistam a prata em Londres 2012. Foto: ICF

O português Emanuel Silva considerou, esta sexta-feira, que seria uma desilusão a canoagem terminar a prestação no Jogos Olímpicos Tóquio2020 sem medalhas, mas apontou o compatriota Fernando Pimenta como principal favorito.

“Poderei dizer que sim [seria uma desilusão], não pelo K4, mas pela pessoa mais mediática que é o Fernando Pimenta [em K1 1.000 metros]. As expectativas são muito altas, o foco está todo virado para as medalhas vindas da canoagem”, afirmou o canoísta português à comunicação social, no final do encontro nacional de atletas olímpicos.

Para Emanuel Silva, que vai competir no Japão em K4 500 metros, ao lado de João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, o “sonho” de se tornar campeão olímpico está no horizonte.

“Ninguém mais do que nós, quer uma medalha olímpica. O meu sonho é ser campeão olímpico e de tudo farei para o ser”, referiu o atleta de Braga, que nos jogos de Londres de 2012 conquistou a medalha de prata em K2 1.000 metros, ao lado de Fernando Pimenta.

Também outro membro da tripulação, o estreante David Varela, mostrou a ambição de atingir o melhor resultado possível e destacou a experiência de Emanuel Silva, que vai participar no Jogos pela quinta vez.

“Dar o máximo, representar Portugal ao mais alto nível e conseguir os melhores resultados possíveis. Esse é o objetivo. O Emanuel é um velha guarda daqui, sabe o que faz, dá-nos conselhos para as provas e transmite confiança”, contou.

Ainda sobre o compatriota, David Varela sublinhou que “trabalhar ao lado de um medalhado é muito motivante”, lembrando que melhor do que o que Emanuel Silva já conseguiu “só o ouro”.

Além do K4 1000, composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, e de Fernando Pimenta [K1 1.000], também Teresa Portela (K1 200) e Antoine Launay (K1 slalom) vão representar Portugal no Japão.

Anúncio

Desporto

FC Porto vence campeão da Europa e qualifica-se para os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões de andebol

Feito inédito

em

Foto: Twitter

O FC Porto qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol, após vencer na receção aos macedónios do HV Vardar, por 30-22, atuais campeões da Europa, em jogo da 13.ª jornada do Grupo B.

Os ‘dragões’, que já venciam ao intervalo por 11-10, subiram ao quinto lugar do agrupamento, com 12 pontos, e asseguraram uma das seis vagas para os ‘oitavos’, ocupando o quinto lugar, com 12 pontos, mais um do que o adversário de hoje.

Já sem hipóteses de apuramento, os bielorrussos do Meshkov Brest e os ucranianos do Motor Zaporozhye seguem nas posições imediatas, com seis e quatro, respetivamente.

O FC Porto é a primeira equipa portuguesa a qualificar-se para esta fase no atual formato da prova através de uma fase de grupos, depois de o Sporting ter sido eliminado nos ‘oitavos’ na época passada, pelos húngaros do Vaszprém, que viriam a perder a final.

Os ‘leões’ começam hoje a disputar o acesso aos ‘oitavos’, num embate da primeira mão frente aos romenos do Dinamo Bucareste, que em 2018/19 foram batidos pelos lisboetas neste mesmo ‘play-off’.

Continuar a ler

Futebol

Várias baixas obrigam Rúben Amorim a chamar Pedro Amador e Anthony da equipa B

Convocatória

em

Foto: DR / Arquivo

O treinador do SC Braga, Rúben Amorim, chamou hoje Pedro Amador e Anthony, da equipa B, para a receção ao Vitória de Setúbal, no domingo, da 22.ª jornada da I Liga de futebol.

O lateral esquerdo Pedro Amador e o defesa central Anthony são apostas habituais na equipa secundária dos bracarenses e foram chamados por Rúben Amorim dadas as várias baixas no plantel, quase todas no setor defensivo: Esgaio, Raul Silva e Palhinha [castigados] e Wallace e Tormena [lesionados].

O clube informou que Wallace contraiu uma lesão no reto femoral direito no jogo com o Rangers, na quinta-feira, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, e vai falhar os próximos jogos.

Bruno Wilson, que tinha ficado de fora do jogo de Glasgow por não estar inscrito, regressou aos eleitos e deve ter entrada direta no ‘onze’, tal como David Carmo que recuperou de um toque que o afastou do jogo ‘europeu’ à última hora.

Wilson Eduardo continua de fora, opção que o técnico explicou por o extremo estar em final de contrato.

SC Braga, terceiro classificado, com 37 pontos, e Vitória de Setúbal, 11.º, com 26, defrontam-se a partir das 20:00 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que vai ser arbitrado por Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.

Lista dos 18 convocados:

– Guarda-redes: Matheus e Tiago Sá.

– Defesas: Pedro Amador, Anthony, Bruno Wilson, David Carmo, Bruno Viana, Sequeira e Diogo Viana.

– Médios: Fransérgio, João Novais e André Horta.

– Avançados: Abel Ruiz, Ricardo Horta, Paulinho, Trincão, Rui Fonte e Galeno.

Continuar a ler

Futebol

Treinador do Vitória de Setúbal quer surpreender em Braga

I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O treinador do Vitória de Setúbal, Julio Velázquez, afirmou hoje querer surpreender na visita ao SC Braga, no domingo, rejeitando que o adversário da 22.ª jornada da I Liga de futebol esteja fragilizado.

A derrota no terreno dos escoceses do Rangers, por 3-2, na quinta-feira, para os 16 avos de final da Liga Europa, depois de ter estado a vencer por 2-0, não vai afetar os bracarenses, segundo o treinador espanhol.

“Acho que não terá influência ao nível físico, nem será um fator determinante. Falamos de uma grande equipa composta de grandes jogadores. Têm um plantel muito vasto e de qualidade. Podem até estar mais alerta depois da derrota com o Rangers. Emocionalmente, estão muito fortes pela dinâmica que têm e pela Taça (da Liga) que já ganharam”, vincou.

Julio Velázquez não poupou nos elogios ao SC Braga de Rúben Amorim, colocando-o, neste momento, em termos qualitativos, num patamar superior aos dois primeiros classificados da I Liga, Benfica e FC Porto.

“O Braga está a fazer uma época extraordinária. Tem um plantel de muita qualidade, com muitas opções e variantes. Para mim, neste momento, é a equipa em melhor forma no campeonato português e uma das equipas em melhor forma no futebol europeu”, referiu.

Apesar das dificuldades que espera ter no terreno dos bracarenses, o treinador do Vitória de Setúbal disse acreditar que a sua equipa pode surpreender um oponente que também tem pontos que podem ser explorados.

“Apanhamos uma equipa numa dinâmica muito boa e com muitos pontos fortes, mas, como todos, também tem alguns pontos fracos. Fizemos uma semana de trabalho extraordinária e estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado. Vamos lá com a vontade de fazer um bom jogo e com a disposição de conseguir os três pontos”, assegurou.

À exceção do avançado Alex Freitas [lesionado], Julio Velázquez tem todos os atletas aptos a dar o contributo à equipa. Nota ainda para a estreia do avançado italiano cedido pela Roma Mirko Antonucci na lista de convocados.

SC Braga, terceiro classificado com 37 pontos, e Vitória de Setúbal, 11.º com 26, defrontam-se no domingo, a partir das 20:00, no Estádio Municipal de Braga, num jogo que vai ser arbitrado por Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.

Continuar a ler

Populares