Seguir o O MINHO

Desporto

Tóquio2020: Emanuel Silva aponta Fernando Pimenta como principal favorito às medalhas

Jogos Olímpicos

em

Emanuel Silva e Fernando Pimenta conquistam a prata em Londres 2012. Foto: ICF

O português Emanuel Silva considerou, esta sexta-feira, que seria uma desilusão a canoagem terminar a prestação no Jogos Olímpicos Tóquio2020 sem medalhas, mas apontou o compatriota Fernando Pimenta como principal favorito.

“Poderei dizer que sim [seria uma desilusão], não pelo K4, mas pela pessoa mais mediática que é o Fernando Pimenta [em K1 1.000 metros]. As expectativas são muito altas, o foco está todo virado para as medalhas vindas da canoagem”, afirmou o canoísta português à comunicação social, no final do encontro nacional de atletas olímpicos.

Para Emanuel Silva, que vai competir no Japão em K4 500 metros, ao lado de João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, o “sonho” de se tornar campeão olímpico está no horizonte.

“Ninguém mais do que nós, quer uma medalha olímpica. O meu sonho é ser campeão olímpico e de tudo farei para o ser”, referiu o atleta de Braga, que nos jogos de Londres de 2012 conquistou a medalha de prata em K2 1.000 metros, ao lado de Fernando Pimenta.

Também outro membro da tripulação, o estreante David Varela, mostrou a ambição de atingir o melhor resultado possível e destacou a experiência de Emanuel Silva, que vai participar no Jogos pela quinta vez.

“Dar o máximo, representar Portugal ao mais alto nível e conseguir os melhores resultados possíveis. Esse é o objetivo. O Emanuel é um velha guarda daqui, sabe o que faz, dá-nos conselhos para as provas e transmite confiança”, contou.

Ainda sobre o compatriota, David Varela sublinhou que “trabalhar ao lado de um medalhado é muito motivante”, lembrando que melhor do que o que Emanuel Silva já conseguiu “só o ouro”.

Além do K4 1000, composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, e de Fernando Pimenta [K1 1.000], também Teresa Portela (K1 200) e Antoine Launay (K1 slalom) vão representar Portugal no Japão.

Anúncio

Desporto

Volta a Espanha pode passar por Viana em 2020

Possibilidade avançada na imprensa espanhola

em

A Volta a Espanha em bicicleta poderá vir a passar em Portugal, pela primeira vez na história.

De acordo com jornal desportivo MARCA, a organização está a estudar a possibilidade de duas etapas da prova passarem por terras portuguesas, em 2020.

Segundo fonte do Turismo do Porto e Norte, citado na notícia, uma delas, com saída de Pontevedra e chegada ao Porto, poderá passar por Viana do Castelo, a 03 de setembro.

A outra etapa em Portugal poderá passar no centro do país, com saída de Viseu e passagem no alto da Torre, ponto mítico da Volta a Portugal, no dia seguinte.

O percurso oficial da 75.ª edição da La Vuelta, que irá decorrer entre 14 de agosto e 06 de setembro, será divulgado nos próximos dias.

Continuar a ler

Futebol

FC Famalicão: Nehuén Pérez chamado à seleção olímpica da Argentina

Defesa-central

em

Foto: Divulgação / Arquivo

Os defesa Nehuén Pérez, do FC Famalicão, assim como Leonel Mosevich, do Nacional da Madeira, foi convocado no domingo para a seleção argentina de futebol de sub-23 que vai disputar a qualificação sul-americana para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

O jogador dos famalicenses já foi chamado à seleção principal da Argentina, enquanto o futebolista dos insulares é escolha habitual do treinador Fernando Batista para a equipa olímpica.

A Argentina vai disputar o acesso aos Jogos contra Colômbia, Chile, Venezuela e Equador, num grupo A que se disputa de 18 de janeiro a 09 de fevereiro de 2020, na Colômbia.

Continuar a ler

Futebol

Os possíveis adversários do SC Braga (e dos outros clubes portugueses) na Liga Europa

16 avos de final

em

Foto: DR / Arquivo

SC Braga, Benfica e FC Porto têm o estatuto de cabeças de série no sorteio de hoje dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, enquanto o Sporting é a única equipa portuguesa no Pote 2.

Por estarem no Pote 1, os três emblemas lusos vão defrontar um dos segundos classificados da Liga Europa ou um dos quatro piores terceiros da ‘Champions’, com a vantagem teórica de atuarem a segunda mão em casa, em 27 de fevereiro.

Os ‘arsenalistas’ e ‘dragões’ venceram os seus respetivos grupos da Liga Europa, ao contrário dos ‘leões’, que ficaram no segundo posto do D, enquanto que os ‘encarnados’ foram o quarto melhor terceiro da Liga dos Campeões.

Mesmo no Pote 1, as formações lusas não estão livres de enfrentarem adversários categorizados, como o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, a Roma, de Paulo Fonseca, o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo, e os três clubes alemães (Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt e Wolfsburgo).

Quanto ao Sporting, os ‘perigos’ são bem maiores, pois poderá calhar-lhe em sorte Arsenal, Manchester United, Ajax, Inter de Milão, Sevilha ou Salzburgo.

Com quatro, Portugal é o país com mais clubes nesta fase da competição.

O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa está marcado agendado para as 12:00 (13:00 horas locais), em Nyon, na Suíça.

– Potes para o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa:

Pote 1

Ajax, Hol (x)

Salzburgo, Aut (x)

Inter de Milão, Ita (x)

BENFICA, POR (x)

Sevilha, Esp

Malmö, Sue

Basileia, Sui

LASK Linz, Aut

Celtic, Esc

Arsenal, Ing

FC PORTO, POR

Espanyol, Esp

Gent, Bel

Basaksehir, Tur

SC BRAGA, POR

Manchester United, Ing

Pote 2

Bayer Leverkusen, Ale (x)

Shakhtar Donetsk, Ucr (x)

Olympiacos, Gre (x)

Club Brugge, Bel (x)

APOEL Nicósia, Chp

FC Copenhaga, Din

Getafe, Esp

SPORTING, POR

Cluj, Rom

Eintracht Frankfurt, Ale

Rangers, Esc

Ludogorets, Bul

Wolfsburgo, Ale

Roma, Ita

Wolverhampton, Ing

AZ Alkmaar, Hol

(x) – Equipas provenientes da Liga dos Campeões.

Continuar a ler

Populares